A Câmara de Caraúbas apreciou nesta terça-feira (06) sete requerimentos para conhecimentos dos vereadores.
As proposituras foram apresentadas pelo presidente Tomaz Arquino para análise e discussão no plenário. “Não iremos colocar em votação nesta terça-feira, apenas apresentamos os requerimentos para análise e uma melhor discussão a respeito dos temas propostos,” finalizou o presidente.
O primeiro requerimento apresentado foi de autoria do vereador Fábio Nascimento em que solicitou ao prefeito Silvano Dudu a construção ou reforma do prédio do poder público municipal na comunidade Passagem, onde funcionou o antigo Posto de Telefone daquela localidade, transformando-o em um Posto de Saúde para atender a demanda local na terceira comunidade rural mais populosa do município.
O vereador Fábio justificou o pedido relatando que a construção deste posto de saúde na comunidade Passagem visa atender a presente e futura demanda daquela comunidade do município, em atendimentos médicos, odontológico e de enfermagem.
O requerimento de número 13/2021 de autoria da vereadora Maria Adriana solicitou ao prefeito Silvano Dudu que se estude a viabilidade, por meio de uma unidade administrativa competente, providências para a construção de 01 (uma) passagem molhada na comunidade Salgadinho mais precisamente no Riacho de Amélia de Chiquinho Miliano. “A presente ação irá proporcionar que durante os períodos de inverno, o trânsito de pessoas e veículos flua normalmente ocasionado pelas grandes cheias registradas na localidade,” justificou o pedido .
O vereador emedebista, Maurício José, apresentou o requerimento de número 014/2021 que solicita ao poder executivo municipal a construção de dois mata-burro na estrada que liga Caraúbas a comunidade da Passagem, o primeiro na entrada da pista que liga o sítio Passagem e o segundo que liga a cidade de Coxixola. O vereador justificou o pedido afirmando que a construção tem o objetivo de diminuir os acidentes e melhorar a vida dos criadores.
Os vereadores Ernesto Rosildo Filho e João Alfredo da Silva Filho apresentaram o requerimento de número 09/2021 solicitando ao Poder Executivo e as secretarias competentes, a construção do sistema de Água Potável das comunidades de Curimatãs e Anjiquinho.
Na justificativa, os vereadores revelaram que no local residem mais de cinquenta famílias que se encontram prejudicadas com a falta d´água, pois não existe sistema de abastecimento de água tratada e é feito através de Carro Pipa.
Fábio Nascimento apresentou outro requerimento de número 10/2021 que solicitou ao prefeito Silvano Dudu a implantação de um ponto de internet na comunidade denominada de Passagem dos Amaros: “A presente demanda tem por objetivo atender a demanda de alunos da rede pública de ensino que não dispõe de nenhum sinal de internet,” justificou o vereador.
O vereador Maurício José apresentou outro requerimento em que solicita ao prefeito Silvano Dudu a construção de um sistema de abastecimento de Água Potável na Vila de Passagem de Cima.
Confira os dois requerimentos aprovados por unanimidade:
O requerimento de número 07/2021 de autoria do vereador Maurício José solicitou ao Poder Executivo a construção de 06 (seis) redutores de velocidade, nas 02 (duas) ruas principais da Vila de Passagem (ruas paralelas), sendo 03 (três) em cada rua. O vereador argumentou que o requerimento visa evitar acidentes e proteger os cidadãos.
Todos os vereadores da Câmara de Caraúbas assinaram o requerimento de número 08/2021 que envia ao Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado da Paraíba – DER/PB, para que o mesmo determine a instalação de redutores de velocidade nas seguintes localidades: a) Rua José Fernandes do Nascimento, que corresponde ao trecho que interliga o Município de Caraúbas/PB ao Município do Congo/PB, nas imediações da “saída da cidade”; b) em frente a escola Sóter Correia Neves, na comunidade de Campos e c) trecho que interliga o Município de Caraúbas/PB ao Município de São Domingos do Cariri/PB, nas imediações do posto de combustíveis Alto Posto Emas, situado na PB-186.
Ao apresentar o requerimento, a Câmara justificou que a presente propositura representa um pleito de toda a população do Município de Caraúbas/PB, que necessita trafegar diariamente pelos perímetros destacados. A devida instalação dos redutores de velocidade objetiva reduzir o elevado índice de acidentes, proporcionando o tráfego mais seguro nas localidades, o que beneficia a população.
(Redação do Cariri Em Ação)