A Paraíba apresentou queda de 26% no número de mortes por covid-19, conforme dados do consórcio de imprensa divulgados nessa segunda-feira (19). Além disso, a ocupação de leitos caiu para 63% no estado e é a menor desde o dia 7 de março. Na última avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, a maior parte dos municípios que estavam com bandeira laranja, voltaram para a bandeira amarela. Todos essas notícias são boas, mas em entrevista ao ClickPB, o secretário executivo de Gestão de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, destacou que nem por isso é hora de relaxar.
”Nós precisamos entender que a gente não quer ver outro março de 2021 nunca mais. Porque foi uma tragédia”, comentou. De acordo com o secretário, a redução foi fruto de um esforço coletivo e dos decretos estabelecidos pelo Governo do Estado. ”Trabalhamos para reduzir isso”, disse. ”Mas será que isso vai durar?”, questionou.
Beltrammi respondeu à própria pergunta afirmando que o que se observa no mundo é que as distâncias entre um momento difícil e outro, ou entre um pico e outro da doença, são cada vez menores. Isso porque as pessoas se cansam de manter as medidas sanitárias e acabam relaxando nos cuidados.
Para que a tragédia de março não se repita, o secretário ressaltou a importância de a população continuar usando máscaras e mantendo o distanciamento social, além de tomar a vacina contra a covid-19, assim que estiver disponível para sua faixa etária. ”Não é máscara ou vacina, não é uma coisa ou outra. As pessoas têm que continuar usando máscaras e mantendo o distanciamento mesmo vacinadas, porque elas ainda podem transmitir a doença para outra pessoa”, explicou.
ClickPB