Pelo menos quatro pessoas já morrem vítimas de choque elétrico na Paraíba este ano. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde e são referentes aos três primeiros meses do ano. Os dados de abril ainda não foram contabilizados.
De acordo com o SIM, 58 pessoas morreram de choque elétrico na Paraíba em 2020, sendo 15 óbitos registrados de janeiro a março, o que demonstra uma redução nas mortes quando comparamos os períodos.
Ainda assim, não dá para se descuidar quando se trata de energia elétrica, pois qualquer acidente pode ser grave e possivelmente fatal. Parte dos acidentes envolve crianças, mas também há uma parte que envolve pessoas que tentam mexer na rede elétrica sem ter o preparo adequado para isso.
Com a ocorrência de chuvas intensas, que vem sendo registrada com frequência desde o mês passado, a preocupação aumenta. Isso porque quedas de árvores ou de raios e rajadas de vento podem provocar o rompimento de cabos de energia deixando-os pendurados ou no solo.
O gerente de Operações da Energisa, Christiano Ventura alerta que, ao encontrar algum cabo partido, pendurado ou no chão, as pessoas devem se afastar do local imediatamente e entrar em contato com a Energisa pelo 0800 083 0196. O mesmo procedimento deve ser adotado quando houver acidentes com placas, telhas e árvores sobre a rede elétrica. “Mesmo partido, esse cabo pode estar energizado e provocar acidentes graves. É primordial isolar o local e sair de perto. Jamais toque no cabo, sob nenhuma hipótese. Também não deixe que outras pessoas ou animais de aproximem”, explicou Christiano.
O gerente de Operações também recomenda que os moradores não utilizem nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o fio partido, devido ao risco de choque elétrico. “O uso da eletricidade é tão comum no nosso dia a dia, que temos a falsa impressão de que não há perigo algum. Porém, quando utilizada de forma indevida, pode causar danos irreversíveis e até a morte. Os famosos ‘jeitinhos’ para resolver situações envolvendo a rede elétrica só colocam a sua vida e a de quem você ama em risco”, complementou.
É importante reforçar que somente profissionais autorizados pela Energisa devem fazer intervenções na rede elétrica. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade.
Dicas para evitar acidentes com a rede elétrica
Dicas importantes para evitar acidentes durante chuvas e tempestades
- Quando a chuva vier com raios e trovões, retire imediatamente das tomadas equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Ao desligar esses aparelhos, use um calçado que possua o solado isolante, aquele de borracha;
- Se você estiver na rua, afaste-se de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica;
- Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois as paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;
- Evite fazer manutenção em telhados e equipamentos elétricos ligados à tomada;
- Se estiver dirigindo e não houver condições de se deslocar, estacione o carro em local seguro e permaneça veículo.
Dicas de segurança dentro de casa
- Interruptores e tomadas devem ser limpos apenas nas partes externas e somente com o pano seco. Dessa forma, você evita o risco de choques elétricos. Jamais jogue água ou passe pano molhado.
- Evite usar benjamins e extensões para não sobrecarregar as instalações. Utilize adaptadores e multiplicadores nas tomadas para evitar a sobrecarga.
- Utilize protetores plásticos nas tomadas ou substitua as tomadas por modelos mais modernos. Essa dica vale principalmente para quem tem crianças em casa.
- A chapinha é um item indispensável para muita gente. Utilizá-la de forma correta evita choques elétricos e previne acidentes. Ao sair do banho, não utilize a chapinha com mãos e pés molhados. E lembre-se de não ficar com os pés descalços, use sempre um chinelo.
- Para as antenas, chame um técnico especializado para instalá-la ou consertá-la e escolha um local distante da rede elétrica, pois a simples aproximação das partes metálicas das antenas com os fios pode provocar um choque elétrico. Se a antena encostar nos fios da rede elétrica, jamais tente segurá-la ou retirá-la. Nesse caso, comunique imediatamente à Energisa. Sempre mantenha uma distância de segurança para evitar acidentes.
ClickPB