Um projeto de extensão do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza campanha de arrecadação de alimentos e equipamentos de proteção individual (EPIs) para catadores de recicláveis. As doações podem ser deixadas no prédio do campus, localizado na Rua Horácio Trajano de Oliveira, no bairro do Cristo, em João Pessoa.
Conforme a coordenação do projeto, foi feita uma lista de cadastro dos catadores de recicláveis e está sendo realizada uma triagem para separar por ordem de necessidade para atendê-los com as doações que estão chegando. “Pedimos à comunidade que nos ajude […] que nós organizamos a entrega”, pediu a coordenadora do projeto, professora Fátima Araújo.
Ainda conforme a coordenação, já foi protocolada na Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba uma solicitação para a criação de um plano de emergência para os catadores. A equipe do projeto, que conta com a assessoria jurídica, já encaminhou diversos pedidos de pauta ao Legislativo Estadual voltados à assistência dos catadores.
O projeto “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária” conta com ações do Ministério Público Federal (MPF), da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS) do estado, da Defensoria Pública e representantes de cooperativas de catadores.
G1