O total de casos de Covid-19 na Índia ultrapassou 18 milhões nesta quinta-feira (29), após outro recorde mundial de infecção diária, enquanto coveiros trabalhavam sem parar enterrando vítimas e filas de piras funerárias eram construídas em parques e estacionamentos.
A Índia relatou 379.257 novos casos de Covid-19 e 3.645 novas mortes na quinta-feira, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Foi o maior número de mortes registradas no país em um único dia desde o início da pandemia.
A segunda nação mais populosa do mundo está em crise profunda, com hospitais e necrotérios sobrecarregados e profissionais de saúde lutando para lidar com a pandemia.
Os militares indianos começaram a transportar suprimentos médicos essenciais, como cilindros de oxigênio, por todo o país e abrirão suas instalações de saúde para civis. Hotéis e vagões ferroviários foram convertidos em instalações de cuidados intensivos para compensar a falta de leitos hospitalares.
A Índia espera que cerca de 550 usinas geradoras de oxigênio cheguem de todo o mundo à medida que a ajuda começa a aumentar, disse o ministro das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringl.
Dois aviões da Rússia, carregando 20 concentradores de oxigênio, 75 ventiladores, 150 monitores de cabeceira e medicamentos totalizando 22 toneladas métricas, chegaram à capital.
Mortes subnotificadas
Apenas cerca de 9% da população de 1,4 bilhão da Índia recebeu uma dose de vacina desde o início da campanha de vacinação em janeiro com os profissionais de saúde e, em seguida, os idosos.
Embora a segunda onda de infecções da Índia tenha sobrecarregado o sistema de saúde do país, sua taxa oficial de mortalidade está abaixo da do Brasil e dos Estados Unidos.
A Índia registrou 147,2 mortes por milhão de habitantes, de acordo com o rastreador Covid-19 global da Reuters, um número muito menor do que o Brasil e os Estados Unidos, que relataram 1.800 e 1.700 mortes por milhão de habitantes, respectivamente.
No entanto, especialistas médicos acreditam que os verdadeiros números do Covid-19 da Índia podem ser 5 a 10 vezes maiores do que a contagem oficial.
“O surto de Covid na Índia é uma crise humanitária”, disse a senadora democrata dos Estados Unidos Elizabeth Warren no Twitter.
ClickPB