A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244).
Assim, esse conceito comunicação é difundido por toda Comunidade Católica no território brasileiro. Na Paraíba não é diferente. A Paroquia de Nossa Senhora do Livramento, faz parte da Diocese de Patos, a qual trata o assunto de comunicação muito a sério principalmente nestes tempos de pandemia.
Em Livramento, a evangelização através da comunicação iniciou em 2005, por meio da Rádio Comunitária, em 2013 a PASCOM da início os trabalhos da pastoral, tendo como idealizador o Padre Jerinaldo Inacio de Lima, com apoio dos colaboradores: Djailson Brito (Dja), Hiallisson Medeiros, Eduardo da Silva e Jaderson Vilar.
“Foi um projeto da Diocese de Patos. Em comunhão aceitamos entrar nesse patamar tão importante: PASCOM. Em razão que a Paroquia Nossa Senhora do Livramento, não divulgada, as outras paroquias eram mais conhecidas. Através da PASCOM ficamos no mesmo patamar”, contou o Padre Jerinaldo.
Na administração paroquial desde 07 de janeiro de 2020, o Padre Antônio Evandro, destaca que na atualidade a Pastoral da Comunicação – PASCOM, é de grande importância para o processo de evangelização através das mídias sociais.
“Porque a comunicação na igreja não pode acontecer somente nas quatro linhas: dentro dos templos ou salões paroquiais. Tem que acontecer no mundo. Saindo dessas repartições através das mídias sociais, divulgamos o Cristo ressuscitado”, explicou o padre citando o Apostolo Paulo.
Segundo o Padre Antônio Evandro, a escolha passa pela observação e compromisso que o fiel tem com a pratica da fé católica dentro paróquia. “Procuramos a as pessoas que tem facilidade e conhecimento do trabalho com as mídias sociais. Convocamos essas pessoas e oferecemos um treinamento de base, relacionando com a atividade da PASCOM”, informou o administrador paroquial.
Entre essas pessoas estar Gildivan Ferreira, com formação na área de tecnologia e comprometido com a fé católica. Ele acredita no processo de evangelização através das redes sociais.
“As Novas Tecnologias surgiram e possibilitaram a facilidade para o desenvolvimento do serviço da PASCOM. Com elas, nós passamos a contar com a excelência em comunicação, podendo oferecer aos fiéis um conteúdo de qualidade e clareza, tudo dentro das normas de marketing digital e sem fugir da doutrina da nossa igreja. Foi diante das ferramentas tecnológicas que a equipe pôde se renovar para evangelizar através das redes sociais”, argumentou o jovem.
Para garantir um conteúdo de qualidade a PASCOM estar organizada de forma coordenada, visando melhorar sua produção. Paloma Mahely, explica essa organização:
“Pensando-se no foco e melhor produção de conteúdo dentro da Pastoral, a PASCOM é sub-dividida em funções que se complementam, sendo elas: Coordenação, Programadores, Câmeras, Repórteres, Fotógrafos e ainda, uma equipe responsável pela divulgação dentro das redes sociais, esta, que também conta com um redator. Apesar de cada membro ter uma função em específico, todos são capacitados para realizar qualquer outra, a fim de prevenir imprevistos futuros.”
Para contato os canis disponíveis são: Facebook: Pascom Livramento; Instagram: Pascom Livramento; YouTube: Pascom Livramento Oficial e no email: pascomnslivramento@gmail.com.