O município de Serra Branca confirmou nesta segunda-feira (17) mais três óbitos por Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, vieram a óbito Samira Suellen Rodrigues, Joanne Rodrigues Alves (Xuxa) e Rosângela Aparecida Mandelle, totalizando agora 28 óbitos no município desde o início da pandemia.
O número de mortes em Serra Branca choca populares e até profissionais de saúde pública, pois a taxa de mortalidade pela doença no município é maior que a média nacional e de todos os demais municípios do mesmo porte da região do Cariri.
O levantamento realizado demonstra que enquanto Serra Branca tem 28 óbitos a cada 1000 pessoas infectadas, Monteiro, maior cidade do Cariri, tem apenas 13; Sumé 18 e Taperoá 14. Em Juazeirinho, a cidade ainda não atingiu 1000 pessoas infectadas, segundo o último boletim, mas só registrou 10 mortos até o momento. Todas as cidades comparadas tem maior população que Serra Branca e não atingiu o mesmo grau de letalidade pela doença.
QUESTIONAMENTOS
Alguns questionamentos são feitos no atual momento da pandemia no município: onde está a falha para que Serra Branca atinja tão altos índices de mortalidade? Por que o município está em situação mais vulnerável em relação a letalidade da Covid-19, se os hábitos da população em geral são os mesmos em todas as cidades? O que a gestão de saúde municipal está fazendo para evitar o aumento de casos? Quais estratégias serão empregadas para frear o avanço da doença no município?
Paraíba Mix