O governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou nesta quarta-feira (26), a abertura de 28 novos leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Sertão paraibano. Pelo menos 14 equipamentos serão instalados no Hospital Regional da cidade de Sousa e começarão a receber pacientes a partir do dia 1º de junho. Os outros 14 leitos serão destinados aos hospitais de Patos e Cajazeiras. Atualmente, a rede hospitalar paraibana tem 1.266 leitos Covid, sendo 559 de UTI e 707 de enfermaria.
A escolha pelo Sertão tem como justificativa os altos números de internações, chegando a 92% de ocupação em relação aos leitos de UTI adulto.
O acesso aos novos leitos será exclusivamente através do Centro Estadual de Regulação Hospitalar do Estado. De acordo com o Governo da Paraíba, após uma adequação no prédio do Hospital Regional de Sousa, serão implantados – além dos 14 leitos – outros 10 espaços de internação com suporte ventilatório, todos dedicados ao tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pelo governador João Azevêdo (Cidadania) — Foto: Reprodução
De acordo com o secretário executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, a ampliação dos leitos é um esforço necessário para atender a população, mas ressalta que algumas medidas são fundamentais para diminuir a propagação dos vírus e, consequentemente, o aumento no número de pacientes internados.
“É uma situação extremamente preocupante e é fundamental lembrar que o esforço mais importante é o da população, com o uso de máscaras e sem provocar aglomerações, pois o vírus vive nos nossos encontros”, disse.
G