Câmara de Vereadores de Sumé aprova projetos e requerimentos

A Câmara de Vereadores de Sumé esteve reunida de forma remota na noite desta terça-feira (25), e aprovou projetos e requerimentos.  

O presidente Antônio Carlos apresentou voto de pesar à Família do Senhor José Chaves Filho (Zezinho Soldado).  

O vereador apresentou também voto de Pesar à Família do Senhor José Alves da Silva (José Bitó) e voto de Pesar a Família da Senhora Maria Edilma Ramos da Silva. 

O vereador Ivandro Produções apresentou requerimento solicitando que seja colocado cascalho e a placa de identificação na Rua Manoel Maracajá Maciel.  

Solicitou ainda, quebra mola na PB 212 no início da zona urbana em frente a Palhoça do Papudo. 

O vereador Francisco Fontinele apresentou voto de pesar à família do Professor José Marcos de Sousa Silva (Marcos do Lote).  

Fontinele solicitou através de requerimento a construção de dois mata-burros no Sítio Marmeleiro e dois no Sítio Carnaúba. 

O vereador Mario Delandy, (Cordeirinho), apresentou indicação ao Prefeito Éden Duarte, para que seja elaborado um Projeto de Lei onde estabelece a obrigatoriedade de disponibilização de oportunidade para a apresentação de grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais na abertura de eventos musicais que contem com financiamento público municipal.  

A Lei visa fomentar a participação dos artistas locais em eventos musicais que contem com apoio da iniciativa pública, sob qualquer forma.  

O vereador apresentou três requerimentos solicitando:  

A limpeza ao redor do alambrado do campo “O Jacintão”; 

Um transporte para ser destinado ao esporte do município; 

E por fim, que seja incluído os mototaxistas na prioridade da vacina contra o COVID-19. 

O vereador Dida Alves apresentou voto de Pesar à família da Senhora Narcisa da Silva Nunes. 

O vereador Damião Rildo apresentou o Voto de Pesar à família da Senhora Nilza Alves de Araújo.  

O vereador Daniel Lêla apresentou requerimento solicitando que seja mantido o ponto de apoio que atende os moradores no Bairro Alto Alegre com os serviços socioassistencial especificamente com os programas Bolsa Família, Serviço de Convivência e o CRAS. 

Daniel requereu ao prefeito Éden Duarte e ao Secretário de Obras Décio Vasconcelos o fechamento de alguns buracos, recuperação de galerias e limpeza dos córregos que cruzam a Rua Hugo Santa Cruz, mais precisamente no trecho entre o lote de Dona Chiquinha Barros e o terreno do Sr. Chico da Ração, como é mais conhecido.  

O vereador solicitou que seja instalado um ponto de distribuição de alimentos do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e um ponto de distribuição do Cozinha Solidária no Conjunto Habitacional Sebastião Vitorino.  

Foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do Vereador Daniel Lêla que cria no calendário escolar do Município as datas comemorativas ao solo e aos agricultores. Cada escola deverá organizar ações pedagógicas para promover a sensibilização dos educandos para o tema de cada data.  

Fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do representante do Núcleo Regional de Educação, a responsabilidade pela informação do calendário escolar.  

As datas a serem acrescidas no calendário escolar municipal serão:  

15 de abril – Dia Nacional da Conservação do Solo (Lei Federal 7.876 de 1989);  

28 de julho – Dia do Agricultor (Decreto de Lei nº 48.630 de 1960); 

05 de dezembro – Dia Mundial do Solo (Resolução FAO/ONU nº 68/232 de 2013).  

Durante o debate sobre o projeto, a professora da UFCG/Sumé, Adriana Meira, parabenizou Daniel Lêla e o Legislativo pela aprovação do PL. 

Ascom/Câmara