Na manhã desta terça-feira 01 de junho já iniciou movimentada nas cidades do Cariri, o aumento de casos de covid-19 tem se espalhado de forma continua na região levando o sistema público de saúde para um possível colapso nos leitos de hospitais.
Em Sumé
O Município de Sumé figura em bandeira laranja no Estado da Paraíba e, neste fim de semana, teve seu atendimento na ala covid esgotado, sem condições de transferir os pacientes para Campina Grande e João Pessoa, chegando, inclusive, a registrar um óbito na manhã dessa segunda-feira (31).
“Teremos que usar a força policial e as medidas legais cabíveis para fazer cumprir o decreto estadual, inclusive com aplicação imediata de multa e fechamento do local em caso de reincidência. Se ainda assim não funcionar, decretarei lockdown”. Disse o prefeito da cidade, Éden Duarte.
Sumé já foram confirmados 2.451 casos, no último boletim de 31/05 16 novos, totalizando 86 casos ativos.
Em Monteiro
No ultimo Boletim divulgado em 31/05 a cidade confirmou 41 novos casos, totalizando 409 Casos ativos da doença, sendo que 09 (nove) pacientes internos, sendo, 05 (cinco) pacientes no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, 02 (dois) pacientes no Hospital da Unimed, e 02 (dois) pacientes no Hospital Clementino Fraga, todos em João Pessoa.
Já na manhã desta terça-feira 01 de junho o jovem Diêgo Bezerra Lima, natural do município de Monteiro, de apenas 22 anos de idade, não resistiu a gravidade da doença e veio a óbito. Ele é o paciente mais jovem de Monteiro a morrer por Covid-19. Diêgo era filho do empresário Biroca, proprietário de um sacolão no município.
Monteiro já confirmou 3.705 casos positivos para covid.
Em Congo
Em congo já são mais de 330 casos confirmados da doença, de acordo com o novo decreto publicado na manhã de hoje 01 de junho na página da prefeitura diz: “os órgãos públicos com atendimento presencial serão restritos apenas para casos urgentes e inadiáveis, com exceção aos serviços de saúde e infraestrutura, portanto a Prefeitura Municipal de Congo disponibiliza os principais canais de informações caso a população necessite de atendimento”.
Ainda na manhã desta terça-feira, 01/06, foi confirmada a morte do sanfoneiro e artista da cidade Gilson, em decorrência de complicações causadas pela covid.
A prefeitura de Congo divulgou um vídeo para conscientizar a população a cerca do vírus; assista abaixo:
Portal do Cariri