A secretaria da Saúde do município de Caraúbas vem realizando desde o último mês de abril a campanha de vacinação contra a Influenza H1N1(Gripe) nos grupos prioritários. O coordenador da Atenção Básica da Saúde, Bruno Virgínio, disse que neste momento estão recebendo as doses da vacina as pessoas classificadas do grupo de idosos acima dos 60 anos e os professores da rede pública.
O secretário da saúde, Leonardo Enéas Almeida, afirmou que é importante que as pessoas se preocupem também em tomar as doses da vacina da gripe e não apenas a da COVID – 19. Temos prazo e metas a serem cumpridas e esperamos que a população de Caraúbas procure as unidades da saúde para receberem a dose da vacina.
“A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A gripe também pode levar a casos graves e até mesmo a morte. Nós já estamos na segunda etapa da campanha que se iniciou em 11/5 e deverá ser concluída na próxima terça-feira, dia 8/6. Nesta etapa estão sendo vacinados os idosos acima de 60 anos ou mais e os professores”, disse Leonardo Almeida
.Na primeira etapa que se iniciou em 12/4, foram imunizadas as gestantes, mães com até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, indígenas e os trabalhadores da saúde. Já a partir da próxima quarta-feira, dia 9/6, estaremos vacinando os doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes públicos, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
“É importante lembrar aos grupos prioritários que confiram as datas da campanha de vacinação, procurem o posto de saúde mais próximo e tomem a vacina, sem esquecer de levar a caderneta de vacinação ou documento com foto. Outro fato que esclarecemos é que quem tomou a vacina contra a COVID-19 há pelo menos 14 dias, pode tomar a da gripe. Caso ainda não tenha tomado, mas está próximo, é importante que dê preferência para a vacina da COVID-19. Depois de 14 dias, poderá receber a vacina contra a gripe”, concluiu o secretário.