O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, realiza a partir desta quinta-feira (29), um mapeamento junto às instituições educacionais estaduais, municipais e privadas, com o intuito de construir uma base de dados que apoiará o planejamento e execução de políticas públicas educacionais do Estado. O mapeamento acontece em parceria com o Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).
Tanto escolas quanto universidades devem participar. O processo visa o planejamento de formações no contexto do ensino híbrido, implementação do Novo Ensino Médio, entre outras, além de estabelecer uma comunicação direta e ativa entre estas entidades e as instituições.
O mapeamento tem como público alvo todos os gestores da educação básica e ensino superior. A pesquisa será feita por meio do preenchimento de um questionário on-line, disponível através do formulário https://bit.ly/MapaEducaPB. A ação faz parte do Plano Educação para Todos em Tempos de Pandemia (PET-PB) e os gestores de todas as instituições do território paraibano terão até o dia 5 de agosto para enviar as respostas.
O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirma que o mapeamento será fundamental para o retorno das aulas presencias. “O mapeamento nos fornecerá informações sobre as escolas e os estabelecimentos de ensino superior para execução de diversas políticas públicas, sendo prioritários o apoio e orientação acerca do retorno gradativo das aulas presenciais”, explicou.