CAMALAÚ: cidade de rios e açudes convida para pôr-do-sol no pós-pandemia

Camalaú é uma cidade do Cariri paraibano que nem parece ser de lá. Com as águas do Rio Paraíba agora perenes, os banhos da cidade são os atrativos para o momento pós-pandemia de Coronavírus. Distante 174 km da cidade de Campina Grande, 331,7 Km da Capital João Pessoa e 278 km do Recife, Camalaú possui sete mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2011.

A cidade está em meio a dois vales, o do Rio Paraíba e o do Rio do Espinho, com lugares de paisagens naturais exuberantes e bem próximas ao município. Serras e lajedos que chegam até 740 metros de altitude, propícias para várias práticas de esportes radicais, como rapel, trilhas de motos, caminhadas ecológicas, ciclismo etc., a cidade oferece muita atividade turística.

Serra do Caroá

Camalaú foi fundada em 1895 e emancipada em 1961. Situada na vertente Ocidental do Território, o município tem uma cultura que é mantida a mais de um século, os grupos de Bacamarteiros e de Pifeiros. Além disso, desenvolve ecoturismo, turismo de aventura, esportivo, cultural, histórico, rural, religioso, gastronômico e científico.

Há um complexo de sítios arqueológicos e paleontológicos que tem atraído para o município centenas de cientistas e estudiosos do mundo inteiro. Situado numa região de clima tropical semiárido e de vegetação da caatinga hiperxerófila, a convivência do seu povo com as águas originou características culturais peculiares, como os eventos festivos, religiosos ou profanos, relacionados, inclusive, com o ciclo hidrológico da região.

Balneário

O nome sugestivo do Carnaval Molhado não surgiu à toa. É um evento que faz circular visitantes por todo o Cariri. A Cavalgada de Santo Antônio, Laços de Bode, Festival do Peixe, a Trilha das Ilimitadas, Passeio Ciclístico de Camalaú, as vaquejadas e pegas de boi, Desfile Cívico-Maçônico, torneios de futebol, Festival de Sanfoneiros e Tocadores de Fole, dentre outros. A agropecuária tem forte importância na economia do município, principalmente as atividades ligadas ao setor da caprinovinocultura.

Fonte: Ezequiel Sóstenes

Fotos: Comitê Gestor RCC