A Prefeitura de Livramento, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e por orientação do prefeito Nananda está retomando as tradicionais bandas fanfarras Elizangela Portela e George Fernandes, orgulhos da população livramentense e um projeto de inclusão juvenil através da música.
Nesta quarta-feira (04), reunimos os componentes das bandas, alunos da rede municipal de ensino. A atividade, além de despertar nos estudantes o gosto pelos instrumentos musicais e interação, impõe disciplina, uma vez que todos precisam ser frequentes na escola e participantes pontuais dos ensaios. Os integrantes da banda ainda levam para casa a tarefa de aprender e aprimorar o repertório.
“Com total apoio e incentivo do prefeito Nananda, estamos fazendo renascer o movimento da banda. Sabemos o potencial das nossas fanfarras, da qualidade do regente e estamos lutando para expandir para mais pessoas do município esse projeto, dando a mais jovens a possibilidade de evoluir como cidadão, fazer arte e aprender novas técnicas musicais”, frisou o secretário de Cultura e Esporte, Manuel Adeilson (Padim).
A banda municipal se apresenta em eventos não só da cidade, mas em encontros de bandas de outros municípios ao longo de todo o ano. Nos últimos dois anos, a banda parou suas atividades por conta da pandemia. As Fanfarras já se apresentaram em cidades como Sumé, Santo André, São Bento entre outras.
Nesta reunião foi formada uma comissão entre pais de alunos, regente e servidores da Secretaria de Cultura para ultimar a retomada dos ensaios.
Para Djailson (Deja), regente das Bandas: “Nos motiva e faz muita falta não termos bandas como a nossa em eventos em outras localidades. Mas ainda temos gente que luta pelo movimento e na rede municipal estamos retomando a tradição. Os alunos gostam muito e nos relatam que, após entrar na banda, eles ficam mais empenhados na escola”, ressalta o músico que é regente de bandas há 02 anos.
Desfiles – No último desfile do dia 7 de setembro realizado no município, o público aplaudiu de pé os dobrados e as marcações fortes das bandas das escolas. Assim como aguardou até o final, para assistir à tradicional apresentação da escola da rede municipal, que tem uma das bandas mais antigas da cidade, a fanfarra da Escola Maria Salomé de Almeida. A fanfarra dividiu ainda a atenção com sua banda mirim, a George Fernandes.