Ao longo da nossa história, as comunidades sempre estiveram ligadas a religião, como base de organização social e desenvolvimento cultural. Evitando, que as comunidades não caíssem em tentações desastrosas: culturais e religiosas.
Para tanto, em 14 de setembro de 1980, o Bispo Dom Expedito Eduardo de Oliveira, fundava no município de Livramento, cariri ocidental, a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento. Passando assim, a contribuir com o processo de evangelização e ofertar atribuições sacramentais a exemplo: casamentos e batizados, que antes só eram possíveis na Paróquia de Taperoá.
Esta terça-feira, 14 de setembro de 2021, marca seus 41 anos de fundação, da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, que ao longo da história contabiliza 13 administradores paroquiais. O primeiro administrador foi o padre Manoel Bezerra e o atual pároco Antônio Evandro.
“Temos uma paroquia que se manteve firme, dinâmica e participativa. Um povo zeloso, a sua padroeira e amoroso a sua igreja,” assim descreveu o administrador padre Evandro.
O paroquiano e ex-vereador Manoel Adeilson Filho, Padim, é um dos fieis que conheceu de perto e vivenciou a história e o trabalho do padre Manoel Bezerra, a frente da paróquia. “Foi um padre colaborador de Livramento. Um pernambucano de Bezerros, ele tinha um temperamento alto, quando queria dizer algo a uma pessoa: ele dizia! Era um conservador”, lembrou Padim.
Já a professora Gracinha Brito, que participa do movimento da liturgia, recordou do empenho do Padre Irenaldo (1994), quando administrou a paroquia abrindo espaço para novas pastorais.
“Com a fundação da paroquia muitas coisas mudaram: da estrutura física da igreja, a forma da gente abraçar a Fé, através da organização das criações de pastorais. O padre Irenaldo, colaborou com a criação e divulgação de novas pastorais, inovando a nossa igreja”, ressaltou Gracinha.
Paróquia comemorativa
Contando com 18 Comunidades e seis Capelas, para celebrar as bençãos recebidas junto aos paroquianos, a comunidade católica de Livramento, realiza as festas: São José (março, sitio Ariu), Santo Expedito (abril, sitio Carreira Pedra), Nossa Senhora de Fatima (maio, sitio Carneiro), Santo Antônio (junho, bairro), Coração de Jesus (julho, na igreja Matriz), Santa Terezinha (outubro, bairro) e a Festa de Nossa Senhora do Livramento (novembro, centro).
O administrador paroquial padre Antônio Evandro, aproveitou o momento das comemorações dos 41 anos de fundação da paróquia, para lembrar que o dia 14 de setembro, dar início as preparações para a Festa da Padroeira, celebrada de 11 a 21 de novembro.
“ A imagem de Nossa Senhora do Livramento, iniciará sua peregrinação pelas comunidades, nessa missão preparatória para a festa maior”, informou o pároco Evandro.
Nascidos para evangelizar
Durante os 41 anos de instalação, as atividades paroquias contribuíram para: despertar e descobrir novos vocacionados. Entre os filhos de Livramento, destacamos o padre Rogerio de Almeida, que por sua vez tronou-se Chanceler da Cúria Diocesana de Patos e administrou a paróquia de Livramento por alguns meses (parceria com o saudoso padre João Melquiades), atualmente desenvolve seu trabalho em Portugal.
Nascidos para evangelizar, ordenado Diácono no dia 29 de julho de 2021, e aguardando ordenação Presbiteral, Vinicius Alexandre, falou sobre a importância da paróquia em sua vida.
“A paróquia é o meu berço vocacional, é o chão onde brotou a minha fé que me fez ouvir o chamado de Deus. A Paróquia de Livramento é expressão viva de devoção, de fé e de amor”, expressou o futuro padre.
Outros jovens seguiram o chamado para evangelizar, colocando em prática sua fé, entre eles destacamos os seminaristas Romulo Dantas e Bruno Rodrigues.
Uma paroquia em movimento
A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, atualmente conta com 17 Grupos de Pastorais. Entre as pastorais estar o serviço da Pastoral da Comunicação – PASCOM.
Na paróquia a evangelização através da comunicação iniciou em 2005, por meio da Rádio Comunitária. Em 2013 a PASCOM da início os trabalhos da pastoral, tendo como idealizador o padre Jerinaldo Inácio de Lima.
O padre Jerinaldo, foi o 12º administrador paroquial, ficando até janeiro de 2020. Sobre as comemorações dos 41 anos de fundação paroquial, o ex-administrador destacou o aprendizado adquirido.
“É um momento de agradecer a Deus, sobre a interseção da Mãe do Livramento. Aprendi muito. E continua os laços de afinidade, respeito e carinho pelo povo livramentense”, agradeceu o padre Jerinaldo.
Nesta caminhada de Fé e devoção a comunidade católica de Livramento, continua a escrever sua história ligada a religião. A paróquia tornou-se, um símbolo de renovação da fé cristã. O Porta Cariri em Ação, deseja parabéns a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento!
Por: Marcos Lima (Cariri em Ação)