O município de Santo André, numa ação entre as Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Infraestrutura e Comunicação, aderiu ao Dia Mundial da Limpeza. A cidade é a única do Cariri até o momento a aderir ao projeto idealizado e organizado pelo Instituto Limpa Brasil, que desenvolve diversas atividades pelos Estados Brasileiros envolvendo a preservação do meio ambiente e o recolhimento adequado do nosso lixo.
No próximo dia 18 de setembro, Dia Mundial da Limpeza, municípios de todo o País organizarão programações próprias de educação e preservação do meio ambiente. Em Santo André, uma vasta programação foi montada e contará com envolvimento de funcionários públicos, voluntários e, principalmente, a população local.
A frente da iniciativa, o secretário de Meio Ambiente, Marcelino Cavalcante, explicou que o município definiu a instalação de um Ecoponto, que funcionará no Serenão das 08:00 às 11:00, e durante todo o dia estará recolhendo roupas, calçados, objetos e brinquedos, que serão destinados ao Bazar do Hospital da FAP, em Campina Grande. A esta ação damos o nome de Limpeza Solidária.
Os agentes comunitários de saúde também se integrarão à iniciativa e visitarão as casas do município fazendo um trabalho de conscientização e prevenção contra o mosquito da dengue.
Voluntários e servidores da Infraestrutura farão uma busca ativa por resíduos e materiais recicláveis no entorno da cidade. A população também é chamada a separar seus recicláveis e/ou materiais poluentes, como pilhas, baterias, celulares e outros, que deverão ser entregues no Ecoponto, instalado no Serenão.
A Prefeitura de Santo André ainda instalará neste dia as primeiras lixeiras com separação de resíduos em locais públicos do município.
“Será um grande projeto e uma iniciativa pioneira em nossa cidade. Vamos poder público e a população dizermos juntos que queremos uma cidade limpa, organizada e solidária”, destacou o secretário Marcelino Cavalcante.
Ascom