COVID-19: MONTEIRO INICIA VACINAÇÃO COM DOSE DE REFORÇO PARA IDOSOS ACIMA DE 70 ANOS

A Secretaria de Saúde através do Setor de Imunização recebeu 504 novas doses da vacina Pfizer para o combate ao novo Coronavírus. Com a chegada dessa vacina o município dá início fase com a dose de reforço para idosos maiores de 70 anos cuja dose única ou segunda dose do imunizante tenha sido administrada há mais de 6 meses; e pessoas com alto grau de imunossupressão, cuja dose única ou segunda dose do esquema básico tenha sido administrada há pelo menos 28 dias.

Enquadram-se na condição de alto grau de imunossupressão as pessoas: Com Imunodeficiência primária grave, em quimioterapia para câncer, que sejam Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, vivendo com HIV / Aids com CD4 <200céls / mm3, em uso de corticóides em doses ≥20 mg / dia de predinisona, ou equivalente, por ≥14 dias, em uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, biológicos em e inibidores gerais da JAK), em hemodiálise, com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

A vacinação acontece nas Unidades de Saúde de cada bairro. As pessoas devem se dirigir à UBS do seu bairro para tomar a dose  de reforço da vacina contra o coronavírus, levando o cartão do SUS e CPF e cartão de vacinação

O setor de imunização informa que, assim como nas demais fases de vacinação, todas as medidas de prevenção à propagação do vírus estão sendo tomadas e todas as pessoas devem estar usando máscara de proteção facial.

A Secretaria de Saúde ainda alerta que mesmo após tomar a vacina o paciente deve permanecer com todas as medidas de prevenção, no que se diz respeito ao uso de máscara, álcool 70% e evitando aglomerações.