O prefeito de Sumé Éden Duarte recepcionou na última sexta-feira (24), várias comitivas do Cariri paraibano, para apresentar os principais pontos turísticos do município inclusos na “Rota Cariri Cultural”. A proposta visa fomentar o desenvolvimento e as potencialidades turísticas da região.
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento contou com a participação de prefeitos e representantes de dez municípios do Cariri paraibano, da representante do Sebrae, Madalena Arruda, da equipe do Sumé Geoturismo, da Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima, da banda de Pífanos do Pio X, de poetas e cantadores e de trio de forró pé de serra.
A programação iniciou com um café da manhã típico da região, servido no espaço de eventos Vana Festas, às margens da BR 412, na entrada de Sumé, onde os convidados assistiram também a uma apresentação cultural da Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima.
Inicialmente, os participantes foram conduzidos até a Serra dos Sucurus, um local aprazível que oferece belas paisagens e tem uma visão panorâmica da natureza e do município de Sumé.
Logo após, os visitantes foram até o sítio Pedra Comprida, onde tem uma fazenda histórica e conserva um dos blocos rochosos mais belos da natureza do município. Para deixar o momento ainda mais agradável, no local, houve uma apresentação de viola com os poetas cantadores, pai e filho, Evaldo Severino e Evaldo Filho. Em seguida, o roteiro foi para o sitio arqueológico Pedra do Letreiro, no Angico torto.
O prefeito Éden parabenizou a equipe da Secult pela organização do evento e disse que era uma satisfação enorme poder receber tantos amigos, visitantes e colegas prefeitos representados pelo presidente da Amcap, Adriano Wolf, para conhecerem apenas uma parte das muitas belezas naturais que Sumé oferece.
Éden também ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para implementar a Rota Cariri Cultural. “Todo potencial cultural e artístico que pensarmos, o cariri tem. Em todas as cidades da região, inclusive a nossa bela e querida Sumé, nós temos algo de bom e belo para mostrarmos ao povo e a nós mesmos. Por isso que esse movimento é tão importante para fortalecer esse projeto”, destacou Éden.
Madalena Arruda disse que a Rota Cariri Cultural representa uma nova perspectiva e esperança no futuro. Já o presidente da Câmara Municipal de Sumé, vereador Antônio Carlos Sarmento destacou que o momento era muito importante para o turismo não só de Sumé, mas da região.
O prefeito de Congo, Romualdo Quirino, agradeceu a receptividade do prefeito Éden, disse que a Rota Cariri Cultural é um formato que já deu certo porque, segundo ele, não adianta apregoar que o Cariri é uma região turística se a própria população da região desconhece esse fato.
Alice Monteiro, filha do arqueólogo e museólogo, Balduíno Lélis, de Taperoá, afirmou que o município de Sumé tem um enorme potencial a ser explorado nas áreas de cultura, poesia, música, arte sacra, inscrições rupestres e relevo natural. Por esta razão, segundo ela, o município oferece todas as condições para implantar um centro de estudos científicos e arqueológicos para pesquisar todo esse arcabouço de obras de inscrições rupestres.
A diretora de Cultura do Município, Paula Wêndia, destacou que estava muito feliz com a realização do evento, pois foi um dia muito esperado e especial para mostrar as belezas naturais e o potencial turístico que Sumé tem.
Todos os roteiros foram apresentados por Madson Mário e Francisco Adriano, representantes da empresa Sumé Geoturismo, que também desenvolve um trabalho de catalogação, mapeamento e preservação dos potenciais turísticos. Eles destacaram que a parceria com a prefeitura municipal é muito importante porque ajuda a abrir portas e poder mostrar o que o município tem a oferecer na cultura e no turismo.
Participaram da Rota Cariri Cultural, em Sumé, os prefeitos: Genivaldo Tembório (Prata), Augusto Valadares (Ouro Velho), Bira Mariano (Camalaú), Adriano Wolf (São Sebastião do Umbuzeiro), Romualdo Quirino (Congo) e representantes dos municípios de Caraúbas, Coxixola, Taperoá, São João do Tigre e Monteiro.
A banda de pífano de Pio X esteve se apresentado durante todo o percurso. Ao final do roteiro, os convidados participaram de uma confraternização no espaço de eventos Fulô de Mandacaru, no sítio Tigre, ao som do trio de forró de Rogério Lima.