Rico em belezas naturais Taperoá entra na Rota Cariri Cultural

Na última sexta-feira 03 de dezembro, a cidade de Taperoá recebeu a visita técnica da Rota Cariri Cultural em parceria com o Sebrae. Também estiveram na visita vários prefeitos do Cariri: Eden Duarte de Sumé, Adriano Wolff São Sebastião do Umbuzeiro, Silvano Dudu Caraúbas, e representantes dos municípios da Prata, São João do Tigre, Camalaú, Coxixola, Ouro Velho e Monteiro.

Com o objetivo de protagonizar a cultura a Rota Cariri Cultural, apresentar ao público os atrativos turísticos do Cariri paraibano, movimentando e gerando novas oportunidades de negócio para toda a cadeia produtiva do segmento na região.

Para George Soares Vilar, secretário de cultura de Taperoá, destacou a visita técnica como um momento de transição. “Taperoá assim como o Cariri, estar nascendo novamente pós pandemia. Com esse novo foco na melhora da infraestrutura do município, para que possamos receber nossos visitantes e turistas regulamente”, contou otimista o secretário.

Com um grande leque de pontos e atrativos turísticos na zona urbana, destacam-se: a Igreja de São Sebastião, Câmara Municipal, O Casarios do Centro Histórico, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Cenário de gravação da Pedra do Reino, Ponte e Sede centenária da Banda de Música, além da Casa Museu Ariano Vilar Suassuna.

Para o ativista cultural Edinaldo Batista, Taperoá fazendo parte da Rota Cultural do Cariri, é um reconhecimento do potencial artístico e cultural do município. “Estamos hoje vivenciando mais um momento de reconhecimento: pois, nossa cultura e nossos valores serão mais valorizados dentro da rota cultural”, comemorou o ativista.

Saindo da zona urbana para a zona rural, ganham destaque a Pedra Furada (Pedra da Boca de Taperoá), Serra das Antenas, Serra das Almas ou Serra do Pico, Casarão centenário da Família de Antônio Silvino (142 anos).

O que chamou atenção dos visitantes na Serra das Antenas, foi a vista panorâmica dos municípios polarizados por Patos, que fazem parte do Vale das Espinharas.

“Esse local deve ser conhecido e visitado, não só pelo Cariri, mas, por toda a Paraíba”, ressaltou a visitante do município de Monteiro.

Como programado a visita técnica da Rota Cultural do Cariri, começou na Universidade Leiga do Trabalho (ULT) encerrou as ativadas na sede da Fazenda Carnaúba, servindo um almoço para os visitantes.

“Nessa visita técnica do Rota Cultural do Cariri, junto ao pessoal do Sebrae e representantes dos doze municípios que compõem a rota.  Na Casa de Ariano Suassuna, contamos com presença do seu filho Dantas, mostrando sua obra. Estamos muito felizes com essa visita, acredito que todas essas cidades de que participam da rota, tenham ficados satisfeitos: pois Taperoá têm muita coisa boa para se mostrar”, finalizou o prefeito George Farias.

 

CARIRI EM AÇÃO

Com Marcos Lima/Poder e Notícia