O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, informou que o estado não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos. A declaração foi dada nesse sábado (25) e vai de encontro à fala do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que, após ter a vacinação liberada pela Anvisa, destacou que seria necessária prescrição médica e autorização dos pais.
“Não há sentido. É inconcebível obstacular a vacinação das crianças. Assim que a vacina for encaminhada à Paraíba, as crianças vão ser vacinadas, com o intuito de salvá-las”, disse em entrevista a uma emissora de TV da Capital.
O secretário repercute a decisão do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) que também alegou não exigir a prescrição para a vacinação.
A vacina da Pfizer foi aprovada pela Anvisa para ser aplicada em crianças que deverão receber duas doses do imunizante. Em outros países, a exemplo dos Estados Unidos, a vacina já tem sido amplamente distribuída para esta faixa etária, sem efeitos adversos graves.
Paraíba.com