EXCLUSIVO: O prefeito de Gurjão, Zé Elias, concedeu na tarde desta quinta-feira (30), uma entrevista a uma emissora de rádio do Cariri paraibano. Durante a entrevista, o gestor fez uma balanço das suas ações neste primeiro ano de mandato e revelou as perspectivas para o ano de 2022.
De imediato, Zé Elias afirmou que os primeiros 7 meses do governo, foram difíceis em virtude da pandemia da covid-19.
“Viemos de um governo de sucessão, pegamos uma máquina pública bem administrada pelo ex-prefeito Ronaldo Queiroz. Mas, nos primeiros 7 meses de governo enfrentamos o pior momento da Covid-19, onde tivemos a preocupação de conter o avanço do vírus em nossa cidade, na publicação de decretos e acima de tudo tomando medidas drásticas, que afetaram diretamente a vida da população,” afirmou.
O prefeito também falou das medidas adotadas pela gestão municipal para conter o abalo econômico gerado pela pandemia aos pequenos comerciantes do município.
“Buscamos várias alternativas para diminuir o impacto financeiro causado pela pandemia, realizamos o pagamento do 13° salário no mês de junho e criamos um auxílio financeiro de R$ 500 reais dividido em duas parcelas, para desafogar os pequenos comerciantes do município que contemplou mais de 36 pequenos comércios,” disse.
Zé Elias falou sobre a prioridade da gestão neste ano de 2021 diante de todas as dificuldades enfrentadas.
“Nossa prioridade era manter os serviços básicos da população. Na agricultura, realizamos a limpeza dos poços artesianos, para chegar água encanada na casa do homem do campo, hoje estamos distribuindo 60 mil litros de água por hora na zona rural. Na educação, seguimos todo o protocolo estabelecido, e estamos retornando gradativamente as aulas da rede municipal. Nossa gestão segue trabalhando em prol de toda Gurjão,” falou.
Perguntado sobre a infraestrutura das escolas, o gestor afirmou que a Prefeitura está concluindo a construção de uma escola, no prazo de oito dias a obra será entregue, e está concluindo a reforma da creche municipal. “Estamos fazendo uma ampla reforma dos espaços e modernizando nossa rede educacional visando o retorno das aulas no próximo ano,” afirmou.
Na área da cultura de Gurjão, o gestor falou da alegria de implantar a escola de sanfona do município: “Conseguimos adquirir 6 acordeon, fizemos um resgate e reparação da Casa da Cultura, sede onde abriga o curso. Hoje estamos com 20 alunos e uma fila de espera de mais ou menos 10 pessoas,” disse.
Uma das novidades para o ano de 2022, anunciada pelo prefeito Zé Elias, é a criação de um programa social, que irá contemplar as famílias em situação de vulnerabilidade do município.
Segundo o gestor, a Prefeitura criou um programa social que irá atender em torno de 183 famílias gurjãoenses: “Já enviamos para a Câmara, e se tornou lei nesta quinta-feira, a criação de um programa social que visa destinar R$ 165 reais, para mais de 183 famílias de nosso município que vivem em situação de vulnerabilidade social. Isso mostra a preocupação de nossa gestão com o social,” disse.
Ao final da entrevista, Zé Elias desejou uma mensagem de feliz ano novo e paz a todos.
Cariri Em Ação