O município de Sumé foi premiado com uma medalha de bronze e menções honrosas na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2021.
Os alunos do 8º ano, Fernanda de Lima, Ricardo Feitosa de Sousa e Maria Luiza Bezerra de Lima, da Escola Agrotécnica, Carlos Miguel Barros de Araujo e Hendrick Diego Oliveira Pimentel, da Escola Presidente Vargas, receberam menção honrosa pela participação na Olimpíada.
Já o aluno Yarlei Guilherme Souza Chagas, do 7º ano da Escola Presidente Vargas, foi premiado com a medalha de bronze no estado da Paraíba e destacando-se como o único na região do Cariri Ocidental.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas E
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP são os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.