O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO – o prefeito de Sumé Éden Duarte encaminhou ofício ao Ministério da Saúde, assinado por ele e por todos os 18 prefeitos que compõem o consórcio, solicitando a descentralização e o retorno do fornecimento de soro antiofídico para o 5º Núcleo de saúde em Monteiro.
No ofício Éden Duarte considera o número de habitantes dos 18 municípios da região, as características rurais dos municípios, as atividades econômica agrícolas, a população rural e sobretudo, a localização geográfica dos 03 municípios-polo que dispõe do soro (Campina Grande, Patos e João Pessoa). Nenhum deles encontra-se na região do cariri ocidental.
Em resposta foi dito que, em virtude da escassez de insumos para composição do soro, o Butantan está com dificuldades de produção, o que causa dificuldade na distribuição e descentralização das doses.
Por esse motivo, as doses estão sendo distribuídas para os centros populacionais maiores que, por sua vez, atendem toda a demanda de um estado e região.
O mesmo ofício foi encaminhado para o governador do estado da Paraíba João Azevedo que lamentou a suspensão da distribuição para os núcleos regionais de saúde, mas que trata-se de uma política pública federal e que o estado apenas cumpre as determinações do ministério mas que tem solicitado os soros e modificar essa realidade o quanto antes.
Enquanto não obtém êxito, a Secretaria de Saúde do Estado por meio de nota técnica reconhece a dificuldade de produção do soro por parte do ministério da saúde, ao mesmo tempo em que orienta que, em caso de acidente com picada de animal venenoso, lavar o local apenas com água e sabão e encaminhar o acidentado ao atendimento de saúde mais próximo. Quanto mais rápido maiores as chances de cura.
O prefeito vai requerer mais uma vez o fornecimento de soro antiofídico em nome do CISCO, para todos do cariri
Paraíba Mix