Após conseguir sair viva e ilesa dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, a paraibana Silvana Pilipenko, que morava em uma das cidades mais bombardeadas, Mariupol, na Ucrânia, compartilhou, em visita ao governador João Azevêdo, nesta terça-feira (12), a alegria de estar de volta à terra natal, João Pessoa.
Durante conversa com o governador, ela compartilhou das as angústias e do alívio de ter sido resgatada e estar de volta ao estado que nasceu e com a família.
Após morar há anos na Ucrânia e passar 26 dias desaparecida após a invasão da Rússia ao país e retornar à Paraíba, Silvana, que é artesã, inicia uma nova vida na Paraíba com seu esposo e sua sogra.
“Depois do horror de uma guerra, a alegria e segurança de estar em casa! Foi esse o sentimento que a paraibana. Ela chegou a passar 26 dias desaparecida após a invasão da Rússia ao país, mas desde domingo está de volta à Paraíba”, comemorou o gestor em uma postagem feita em suas redes sociais.
De acordo com o governador, uma operação que envolveu articulação internacional, intermediada pela Secretaria de Representação Institucional da Paraíba, Itamaraty e as embaixadas do Brasil no exterior ajudaram na repatriação da paraibana.
“Um retorno que contou com o trabalho da Secretaria de Representação Institucional, que realizou todos os procedimentos de busca e repatriação da nossa conterrânea e sua família. Aqui receberão todo cuidado e atenção que precisam para recomeçar e deixar para trás dias tão difíceis. Que este conflito tenha fim em breve, trazendo novos dias para as famílias que sobrevivem em meio a uma guerra incompreensível”, destacou.
O salvamento da paraibana aconteceu com a contratação de um motorista feito pelo filho de Silvana, Gabriel Pilipenko, que está na Alemanha e providenciou o transporte para retirar a mãe da Ucrânia.