Fenômeno raro aconteceu no céu da cidade chinesa de Haikou, na província de Hainan. Trata-se de uma nuvem do tipo píleo iridescente, que reflete as cores do arco-íris.
A imagem de uma nuvem com o topo todo colorido viralizou na internet, nesta semana. O registro do fenômeno raro que se formou no céu da cidade chinesa de Haikou, na província de Hainan, trata-se de uma nuvem do tipo píleo (que significa um tipo de chapéu) iridescente, que reflete as cores do arco-íris.
Segundo o MetSul, o fenômeno aconteceu quando uma vibrante “nuvem de lenço” ou Pileus que também era iridescente se formou acima de uma enorme tempestade. A nuvem cumulus ondulante surgiu no ar tropical quente e úmido sobre Haikou por volta do pôr do sol. Este tipo de nuvem se forma quando a luz do sol é refletida em várias direções pelas gotas de água que estão na atmosfera. Não foi o Cumulus, entretanto, que chamou atenção e sim, a incrível formação que se ergueu acima dele, chamada de nuvem Pileus, afirmou o site.
O ar que sobe rapidamente na corrente ascendente de um cumulus imponente empurra o ar mais frio acima dele, condensando a umidade ao longo do topo da corrente ascendente, afirma o MetSul. .
Segundo o Atlas internacional de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial( OMM) define uma nuvem Pileus como “nuvem acessória de pequena extensão horizontal, em forma de gorro ou capuz acima do topo ou presa à parte superior de uma nuvem cumuliforme que muitas vezes a penetra. Vários píleos podem ser observados com bastante frequência em superposições. Ocorre principalmente com Cumulus e Cumulonimbus”.
FONTE: Click PB