Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, índice de vacinação no estado está em 61,06%, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Apesar do reforço na campanha de vacinação contra a poliomielite, a Paraíba ainda tem que vacinar 88.724 crianças, de um ano a menores de cinco anos para atingir a cobertura necessária. O índice de vacinação no estado está em 61,06%, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Os municípios paraibanos com menores índices são: Campina Grande (35,38%), João Pessoa (33,57%), Cabedelo (32,52%), Alagoinha (28,77%) e Mamanguape (18,23%). Os melhores índices foram registrados pelos municípios de Joca Claudino (103,42%), Nazarezinho (103,31%), São Francisco (103,14%), Marizópolis (102,96%) e Mogeiro (102,46%).
“Com as baixas coberturas, há o risco altíssimo do retorno da poliomielite, uma doença cujas sequelas, normalmente, são motoras e estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus e não tem cura”, alertou a técnica do Núcleo de Imunizações, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Milena Vitorino.
Dia D no próximo sábado (17)
De acordo com Milena , até o fim da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite, no dia 30 de setembro, será realizado mais um Dia D, no próximo sábado (17). Na ocasião, todos os municípios oferecerão as vacinas das duas campanhas.
Durante a ação e no Dia D de Mobilização do Vacina Mais Paraíba serão ofertados mais de 19 imunobiológicos. As vacinas disponíveis protegem contra tuberculose, hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, meningite, pneumonia, otite, diarreia por rotavírus, doença meningocócica, influenza, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, catapora e HPV, além da poliomielite.
FONTE: Portal Correio