Inteligência emocional para educadores é tema de palestra gratuita em Campina Grande

Capacitação faz parte do evento Arena Empreendedora, promovido pelo Sebrae. Programação híbrida é gratuita e será transmitida ao vivo através da internet

“A saúde mental e emocional também é conteúdo pedagógico. As emoções não podem ficar fora da sala de aula e também não podem ser tratadas como algo secundário”. A afirmação é da pesquisadora e doutora em Educação Mariana Arantes, que será uma das palestrantes do Arena Empreendedora, evento gratuito promovido pelo Sebrae/PB para professores e alunos, que chega a sua terceira edição em 2022. Com formato híbrido, a programação será realizada presencialmente em Campina Grande nos dias 21 e 22 de setembro, com transmissão ao vivo pela internet para todo o estado.

De acordo com a programação, Mariana Arantes, que também é diretora do Portal Educação Emocional, é uma das palestrantes convidadas para o primeiro dia de evento, cujas atividades são voltadas para professores da educação básica. Com o tema “Inteligência Emocional para Educadores”, a palestra, segundo Mariana, vai desconstruir junto aos professores alguns mitos que envolvem o tema na área da educação.

“Inteligência emocional, ao contrário do que acreditamos, não tem nada a ver com separar razão da emoção, controlar as emoções ou entender quais são as emoções positivas e negativas, pelo contrário. Inteligência emocional significa entender que as emoções são uma parte indivisível do ser humano e que nós não conseguimos separá-las de quem somos, da mesma forma que a gente não consegue tirar o nariz por não querer sentir um cheiro ruim, ou não conseguimos deixar a cabeça em casa porque não queremos pensar em um problema ao sair de férias”, explicou Arantes.

Ainda conforme a pesquisadora, “inteligência emocional é conseguir entender como as emoções nos afetam e como elas interferem em nossos pensamentos e atitudes para que tenhamos respostas mais adequadas ao contexto. Então, essa é uma habilidade extremamente importante para o professor no ato de ensinar, por torná-lo mais preparado, e porque, dessa forma, ele amplia a percepção que tem do seu aluno”.

Também no campo da inteligência emocional, outro aspecto destacado por Mariana está relacionado com os impactos da pandemia na educação. “O clima emocional tem forte influência no desempenho dos alunos, na qualidade do ensinar e do aprender, sendo influenciado também pelos processos que ocorrem dentro da escola. Além disso, estamos vendo na prática o crescimento dos casos de ansiedade dos estudantes e professores. Então, precisamos cuidar das emoções para favorecer o clima emocional na escola, melhorar as relações e também para ensinar e aprender melhor”, pontuou a palestrante, ao acrescentar que não existe “fórmula mágica” para a educação do pós-pandemia, sendo necessária uma construção coletiva, com foco no acolhimento de professores e alunos.

Programação – Com realização presencial na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), o primeiro dia de programação da Arena Empreendedora também vai contar com as palestras “ O poder da transformação através da educação”, de Bráulio Bessa; e “Como despertar o empreendedorismo em sala de aula?”, com Renata Santos e Tayze Araújo. Ainda durante o primeiro dia de atividades, voltado aos professores, também serão apresentados aos participantes cases de sucesso da educação brasileira.

Já na quinta-feira (22), as atividades do evento serão voltadas aos estudantes da educação básica. Entre os destaques da programação, estão as palestras “O Impossível é uma Ilusão”, com os ilusionistas Henry e Klaus; “Como tirar as ideias da cabeça e estimular seu espírito empreendedor”, com Edgar Andrade; além de um bate-papo com o ator Lucas Veloso.

As inscrições para os alunos e professores interessados em participar do evento de forma online estão disponíveis através do endereço https://www.sympla.com.br/evento/arena-empreendedora-2022/1677201. As inscrições presenciais, por sua vez, estão esgotadas.

“O evento busca inspirar professores e alunos para a cultura empreendedora, trazendo a mensagem do poder transformador da educação através de palestras e de cases de sucesso. Serão dois dias de muita inspiração, demonstrando que, através do poder educação, nós podemos criar o impossível”, acrescentou a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país