Pesquisa PoderData para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (28), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de votos válidos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 38%.
A projeção de votos válidos não considera os votos brancos e nulos. Se um candidato receber 50% + 1 dos votos válidos, ele vence no primeiro turno, que está marcado para 2 de outubro.
Na sequência da corrida eleitoral, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6% dos votos válidos, e Simone Tebet (MDB), com 5%.
Em relação à pesquisa anterior, publicada há uma semana, Lula oscilou dois pontos para cima, Bolsonaro, um ponto para baixo. Ciro oscilou dois pontos para baixo, e Tebet, um ponto para cima.
Felipe D’Avila (Novo) tem 1%, assim como Soraya Thronicke (União Brasil). Os dois mantiveram os mesmos índices da semana anterior.
Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.
O instituto ouviu 4.500 pessoas por telefone entre 25 e 27 de setembro. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento tem 95% de confiança.
A pesquisa foi realizada com recursos próprios pela empresa PoderData, do grupo Poder360 Jornalismo, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01426/2022.
Primeiro turno
Intenção de votos válidos para presidente:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — 48%
- Jair Bolsonaro (PL) — 38%
- Ciro Gomes (PDT) — 6%
- Simone Tebet (MDB) — 5%
- Felipe D’Avila (Novo) — 1%
- Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%
- José Maria Eymael (DC) — 0%
- Sofia Manzano (PCB) — 0%
- Padre Kelmon (PTB) — 0%
- Leonardo Péricles (UP) — 0%
- Vera Lúcia (PSTU) — 0%
Segundo turno
O levantamento também ouviu entrevistados sobre a intenção de votos para um possível segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Nessa pesquisa, os votos brancos e nulos e não sabem foram contabilizados.
Lula oscilou um ponto para cima em relação à semana passada, atingindo 51%, e Bolsonaro oscilou três pontos para baixo. A proporção de brancos e nulos oscilou um ponto para cima, de 7% para 8%. Os indecisos se mantiveram com 1%.
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — 51%
- Jair Bolsonaro (PL) — 39%
- Branco/Nulo – 8%
- Não sabem – 1%