A Prefeitura de Boa Vista abriu pedido de contestação na Caixa Econômica Federal contra o prejuízo de R$ 47 mil, após um ataque à conta bancária do Município. O banco informou na noite de ontem sexta-feira (23), em nota ao Portal Correio, que analisa o caso, mas que o resultado será comunicado diretamente ao cliente, devido à lei de sigilo bancário.
“O banco atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes, sendo as informações de suspeitas consideradas sigilosas, com repasse exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação. O banco ressalta ainda que monitora seus produtos, serviços e transações para identificar e investigar casos suspeitos”, disse.
A CAIXA orienta que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências, portando CPF e documento de identificação, para análise individualizada e detalhada, com ressarcimento do valor para os casos procedentes.
“Os critérios de segurança de acesso aos aplicativos e movimentações financeiras são continuamente aperfeiçoados, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas”, disse a instituição.
- O banco ainda listou cuidados que devem ser observados nas movimentações:
- Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.
- O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.
- Desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.
- Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
- Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
- A CAIXA jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
- A CAIXA não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.
- Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Senhas bancárias não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores.
O caso
A Prefeitura de Boa Vista, no Cariri paraibano, teve contas bancárias invadidas por hackers. Segundo o prefeito André Gomes (PDT), o prejuízo aos cofres públicos foi de cerca de R$ 47 mil.
Segundo o prefeito, pelo menos cinco transações irregulares foram identificadas na última quarta-feira (21), em contas da gestão municipal na Caixa Econômica Federal. O banco conseguiu estornar duas transações, mas as outras três não foram canceladas.
O valor saiu de contas destinadas ao custeio do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e de salários da educação.
Segundo André, os suspeitos de aplicar o golpe foram identificados por dados que constavam no comprovante das transações, como números de Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil, confirmou o prefeito. As contas foram temporariamente bloqueadas pelo banco, por medida de segurança.
FONTE: Portal Correio