A prefeitura de Sumé lançou oficialmente nessa quarta-feira, 18, o Projeto CASTRAPET. Um espaço totalmente equipado para controlar o aumento desordenado da população de cães e gatos do município. A ação representa a materialização do plano de governo do prefeito Éden Duarte e do vice-prefeito Manezinho Lourenço.
Trata-se de um projeto pioneiro na região do Cariri dotado de qualidade técnica, intervenções cirúrgicas, ações educativas, responsabilidades e prioridades para conter a proliferação desses animais.
Criado e executado no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, pelo médico veterinário Ricardo Morato, com o total apoio da secretária Tanniery Lela, o CASTRAPET ofertará procedimentos de avaliação: pré-operatória, operatória e pós-operatória de cães e gatos, conforme diretrizes do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Ele ficará sob a responsabilidade da Vigilância Ambiental do município, coordenado por Rita Dark Aquino, com o suporte cirúrgico do médico veterinário Armando Nunes.
A secretária de Saúde, Taniery Lêla, destacou a felicidade em poder ver executado um projeto, que segundo ela, representa o resultado de um esforço conjunto de toda equipe técnica dedicada, responsável e alinhada com os anseios da população. “O caminho foi árduo, mas estamos aqui com a certeza de dever cumprido, entregando algo de qualidade à população de Sumé que ficará para história”, disse. Tanniery ainda pediu a contribuição e engajamento da sociedade sumeense pelo bem da causa, adotando temporariamente um animal no pós operatório.
O veículo Castramóvel e os equipamentos foram adquiridos via emenda do deputado Wellington Roberto, sendo o terceiro existente no estado da Paraíba. A gestão municipal pretende exportar a experiência para outras cidades. De acordo com o prefeito Éden, a ideia é que em breve seja feito um convênio com outras prefeituras para que elas possam também aderir ao projeto e usufruir do espaço.
Na mesma solenidade, que contou com representantes do Legislativo sumeense, órgãos municipais, populares e amantes e protetores da causa animal, Éden manifestou felicidade em iniciar o ano concretizando algo tão importante para o município de Sumé.
De acordo com o gestor municipal, o CASTRAPET foi pensado e planejado com a finalidade de atacar a proliferação de cães e gatos. “O espaço dispõe dos melhores equipamentos veterinários, como anestesia inalatória, utilizada para não furar o animal, monitor multiparâmetro para monitorar os sinais vitais, tudo isso pensando na segurança do pet e do profissional.
O programa prevê ainda a colaboração da sociedade para adotar e cuidar de um animal de rua, pelo menos no pós-operatório, considerando que a prefeitura não possui uma estrutura completa para cuidar desses animais. O prefeito Éden informou que já trabalha para viabilizar um Centro de Zoonoses para o município de Sumé.
O Espaço onde funciona o CASTRAPET está localizado na área do Dnocs, que foi cedido ao município de Sumé pelo governo federal para servir como base de apoio ao Castramóvel. A população interessada na castração de cães e gatos deve realizar um cadastro na Vigilância Ambiental, que fica localizada no 1° andar do prédio da Farmácia Municipal.