Presidente do Consórcio Nordeste, o governador João Azevedo (PSB), se reúne nesta sexta-feira (20), na Paraíba com governadores do Nordeste. No encontro, os governadores do Nordeste definem, a pauta prioritária – serão três por estado – a ser apresentada ao presidente Lula (PT) em reunião marcada para o dia 27 deste mês.
Logística para o transporte, mudanças no ICMS, energias renováveis e combate à fome. Esses são alguns dos temas que devem entrar na pauta da reunião de hoje do Consórcio Nordeste, realizada pela primeira vez em João Pessoa. O encontro também será o primeiro a ser presidido pelo governador João Azevêdo.
“Precisamos restabelecer as relações institucionais entre o Governo Federal e os governos estaduais”, assinalou o governador paraibano, um dos primeiros a chegar na reunião.
João Azevedo que recentemente se reuniu com o presidente Lula, inicia o segundo mandato com o protagonismo de tornar o Nordeste “visível” novamente, em relação a obras estruturantes além da transposição do Rio São Francisco, aos olhos do governo federal.
“A reunião será uma oportunidade em que discutiremos as prioridades regionais e dos estados, que serão levadas ao presidente Lula no dia 26, fortalecendo as relações republicanas, construindo, de forma conjunta, ações positivas para o desenvolvimento regional”, avaliou João Azevêdo.
Em entrevista ao programa Hora H, o secretário de Comunicação do estado, Nonato Bandeira, afirmou que os governadores também deverão elaborar uma pauta comum que beneficie a região a exemplo das ferrovias, energia solar, segurança integrada e na área da cultura.
No encontro, também haverá apresentação do Consórcio Nordeste – Relatório de Atividades, estrutura e mecanismos de funcionamento, além da apresentação do Projeto Nordeste 2023-2033 pela especialista em desenvolvimento regional, economista e socióloga Tânia Bacelar. Logo após, o governador João Azevêdo fará pronunciamento e será divulgada a Carta da Paraíba.
Além de João Azevêdo, devem participar os governadores Raquel Lyra (Pernambuco); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Paulo Dantas (Alagoas); Jerônimo Rodrigues (Bahia); Elmano de Freitas (Ceará); Carlos Brandão (Maranhão); Rafael Fonteles (Piauí) e Fábio Mitidieri (Sergipe).
Novo presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Paraíba, João Azevedo, vê na chegada de Lula à Presidência a oportunidade de elevar a parceria entre os nove estados da região a um novo patamar.
“Vamos estabelecer uma relação republicana com o governo federal”, diz Azevedo, após quatro anos sem parcerias da região com o ex-presidente Bolsonaro.
O Consórcio Nordeste não foi criado para fazer contraponto ao governo federal, mas com o objetivo claro de, por meio do compartilhamento de experiências, ter avanços significativos nos estados e, ao mesmo tempo, força maior nas reivindicações.
Antes da reunião, em contato com a imprensa, João falou sobre a importância da entidade e a sinalização, por parte do presidente Lula, de estreitar laços não só com o referido consórcio, mas todos os outros existentes no país.
“O Consórcio Nordeste ele se junta a essa possibilidade de você ter governadores pleiteando mais uma entidade que é forte, que é representativa e que o presidente da República entende que é uma entidade que deve verdadeiramente ser prestigiada, até porque nós somos a primeira entidade do Brasil a ser convidada para uma audiência com o presidente da República e na audiência ele disse claramente que quer estreitar os laços com o Consórcio, com todos, não só o do Nordeste, mas digo por ser uma obviedade, por ele ser do Nordeste e pela identificação que ele tem com o Nordeste” frisou.