A Prefeitura da cidade de Gurjão, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, está implementando um programa para melhoramento genético caprino no município. A iniciativa irá fornecer cabras selecionadas geneticamente para os produtores locais, visando aprimorar a qualidade do rebanho e aumentar a produção de carne. São 160 fêmeas caprinas mestiças da raça Boer, aptidão para corte e também dois reprodutores P. O. da raça Boer adquiridos com recursos próprios e que já se encontram no município.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Orlando Júnior, o programa foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade dos animais da região, uma vez que a genética das cabras pode influenciar diretamente na produtividade do rebanho.
Para participar do programa, os produtores interessados devem se cadastrar de acordo com o edital e apresentar a documentação necessária. O referido edital também aborda o processo de execução do programa que disciplinará, entre outras coisas, que os produtores selecionados receberão em forma de comodato quatro animais fẽmeas e deverão, após um ano, devolver ao município quatro animais filhotes dessas matrizes que serão repassadas a outro grupo de criadores de acordo com os mesmos critérios.
Os animais fornecidos pelo programa são selecionados por especialistas em genética caprina e passam por exames minunciosos que atestam sua qualidade. A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural com a EMPAER local realizaram vacinação em todos os animais no que diz respeito as clostidioses, bem como uma vermifugação para o controle de Endo e Ectoparasitas.
Para o prefeito Zé Elias, o programa de melhoramento genético caprino é uma iniciativa importante para o desenvolvimento da caprinocultura local e, por isso mesmo, obteve reconhecimento pelo legislativo municipal, sendo aprovado pelos vereadores. “Acreditamos que o programa trará benefícios tanto para os produtores quanto para o município como um todo. Com animais mais saudáveis e produtivos, a expectativa é que haja um aumento na produção de carne, gerando mais renda e empregos para a população”, afirma.
A ação faz parte de uma série de projetos e programas desenvolvidos pela Prefeitura de Gurjão para o fortalecimento da caprinovinocultura do município, tornando Gurjão, cada vez mais merecedora do título de Cidade do Bode na Rua. A este projeto somam-se os projetos de recuperação das estruturas dos recursos hídricos que vem sendo executados no município, bem como, o projeto de doação de 2 mil raquetes de palma resistente a cochonilha do carmim que desde o ano passado vem beneficiando todos os criadores e agricultores. “A expectativa é que, com o tempo, os resultados sejam percebidos na qualidade do rebanho e na produção de carne, com o melhoramento genético do rebanho caprino de corte, e o estímulo da cadeia da caprinocultura de corte, assim como vem sendo estimulada a cadeia da caprinocultura leiteira ao longo dos anos”, comentou o Secretario de Desenvolvimento Rural do município, Orlando júnior.