A gestão municipal de Livramento, através da secretaria municipal de Agricultura, vem realizando com rapidez o Programa Corte de Terra, que atende 2hs, por núcleo familiar ou por DAP para cada agricultor ou agricultora do município.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura Gabriel Montenegro, a meta é atingir 4 mil horas/maquinas de corte de terra. Com uma frota composta por oito tratores para realização do corte.
“No ano de 2022, foram cortadas aproximadamente 4 mil horas/maquinas. Esse ano, vamos tentar repetir o feito. Aproveitando, a regularidade das chuvas. Contamos, com oito tratores em campo, atendendo nossos agricultores”, informou o secretário de Agricultura, Gabriel Montenegro.
Segundo o secretário, as comunidades atendidas até o momento são: Quixaba, Glória, Cachoeira, Boqueirão, Salitre, Batalha, Carneiro, Riacho do Carneiro, Torrões, Riacho Verde e Aldeia.
“Fizemos esse trabalho até o momento, pois, a chuvas estiaram. Agora, estamos em manutenção da maquinas. Por exemplo: troca de discos, regular grade e outras manutenções que surgem. Quando chover, retornaremos ao trabalho de onde paramos”, contou Gabriel.
Para atender toda demanda de pedidos por parte dos agricultores, além dos oitos tratores, a gestão municipal preparou uma estratégia para agilizar o trabalho de Corte de Terra, disponibilizou dois operários, que trabalham no expediente noturno.
Não é fácil o trabalho. Pois, precisamos da chuva: saber a quantidade caída e o tipo de solo, para que possamos enviar o trator para realizar o serviço. “Para que o trabalho não para e atrase o plantio dos agricultores, disponibilizamos dois operários, que trabalham a noite, adiantando o serviço na medida do possível”, completou o secretário Gabriel Montenegro.
Para ser contemplado com o Programa Corte de Terra, o agricultor(a), interessada deve procurar a secretaria de Agricultura com antecedência para realizar o cadastro e receber o serviço solicitado.
CARIRI EM AÇÃO