Os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e os Agentes de Combate às Endemias-ACE, de Livramento estão sendo capacitados através do Programa Saúde com Agente, uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais – Conasems e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Questionado sobre a importância do curso para o município, o secretário de Saúde ressaltou que o Ministério da Saúde quer implementar os atendimentos de prevenção.
“A importância do “Curso Saúde com o Agente”, é capacitar os profissionais na parte técnica, para saber lidar com alguma situação adversa de saúde a exemplo: hiperdia, diabético… Eles podem chegar em uma casa com um paciente neste estado. Com a capacitação eles podem fazer esses exames, de glicemia e verificação de pressão”, explicou o secretário Paulinho.
Segundo o secretário, atuação dos agentes é fundamental para a atenção básica em saúde, com a coleta de dados e busca ativa da população no território de atuação para a promoção e prevenção da saúde dos indivíduos e da família como um todo.
“Caso o agente se depare com uma situação mais complexa de saúde. Com os conhecimentos técnicos, ele já pode realizar os primeiros socorros”, completou o secretário de Saúde.
A dinâmica do curso se dar em dois momentos: os encontros presenciais são realizados em sala de aula e atividades em campo, nas diversas áreas de atuação destes profissionais.
CARIRI EM AÇÃO