No 2° processo seletivo de 2023, um dos reeducandos da Cadeia Pública de São João do Cariri-PB é aprovado para o curso de Administração através do PROUNI. O aluno já se encontra matriculado, e estudando à distância, por meio de parlatório e tablet cedidos pelo Governo do Estado da Paraíba.
Na referida cadeia, há implementação da Educação em Prisões através da Escola Estadual de Ensino Fundamental Severino Medeiros Ramos, vinculada à 5ª Gerência Regional de Ensino, através da oferta da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A aprovação do reeducando no PROUNI destaca que a função de ressocialização jovens e adultos em situação de privação de liberdade vem sendo realizada com comprometimento pelos professores, diretora e coordenador pedagógico da escola Severino Medeiros Ramos em total parceria com o diretor da referida cadeia, na qual a educação em prisões é ofertada nos turnos manhã e tarde, lecionando desde o Ensino Fundamental I e II, até o Ensino Médio por meio da modalidade EJA.
Nas ações desenvolvidas pelos professores, há as aulas regulares com conteúdos adequados para cada série escolar, em conformidade com os documentos oficiais da educação, assim como há também a realização de projetos de leitura, artesanato e música entre outros, favorecendo o cumprimento de que diz o Art. 3°, inciso I, do Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional.
Em 2020, o trabalho desenvolvido pelos professores da Cadeia Estadual de São João do Cariri foi destaque por meio do projeto com madeira intitulado Esperança Viva, que culminou em uma feira artesanal na cidade e na capital João Pessoa, com o apoio do diretor da Unidade Prisional e da coordenadora da Educação em Prisões da Paraíba.