Os agricultores e agricultoras familiares de Sumé participaram de uma reunião no auditório da Secretaria de Assistência Social e assinaram o Termo de Adesão ao Programa Alimenta Brasil, antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Um total de 29 produtores rurais foram cadastrados para fornecer produtos provenientes da agricultura familiar e assim organizar melhor a dinâmica do processo de compra e venda dos produtos aos programas da Prefeitura fortalecendo ainda mais o programa do município.
A proposta é de um investimento estimado em R$ 250 mil. Os produtos adquiridos pelo programa são destinados às pessoas do município que se encontram em situação de vulnerabilidade social e cadastradas.
O gestor ressaltou a importância dessa iniciativa para a geração de renda no município, garantindo uma forma de pagamento aos agricultores cadastrados no programa por meio do fornecimento dos produtos. Ele destacou também que essa ação beneficiará o programa Cozinha Solidária, que distribuiu mais de 56 mil refeições no município de Sumé apenas no ano passado. O prefeito acredita que o programa, que conta com a parceria do governo da Paraíba, receberá uma maior atenção por parte do governo federal.
O Prefeito criou o Programa Cozinha Solidária no ano de 2019, em sua primeira gestão, com o objetivo de atender às pessoas com maior vulnerabilidade social no município que recebem apenas o bolsa família e/ou tem renda per capita muito baixa. A avaliação é feita pela Secretaria de Assistência Social.
O programa leva comida pronta, de qualidade e com acompanhamento de cardápio feito por nutricionistas e atende:
- 25 famílias do Assentamento Mandacaru (sexta-feira)
- 105 famílias dos bairros da Várzea, Carro Quebrado e Frei Damião (Segunda e quarta-feira)
- 100 famílias do bairro do Alto Alegre (terça e quinta-feira)