Em uma reunião realizada na última segunda-feira (17), a Federação Brasil, coalizão política formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV), debateu intensamente sobre a conjuntura política local no município canavieiro de Santa Rita. Durante o encontro, as siglas PT e PCdoB decidiram, por unanimidade, indicar o nome do ex-governador Ricardo Coutinho, filiado ao PT, como pré-candidato à prefeitura nas eleições do próximo ano. O Partido Verde, entretanto, não participou da indicação, já que ainda não possui diretório estabelecido na cidade.
A decisão de lançar Ricardo Coutinho como pré-candidato à prefeitura foi oficialmente homologada em ata e agora será encaminhada para as instâncias nacional e estadual das respectivas siglas para aprovação final.
Segundo o documento produzido durante a reunião, a Federação Brasil justificou sua decisão destacando a relevância de apresentar candidaturas para os cargos de prefeito e vereadores em Santa Rita. O objetivo é consolidar a presença política da coalizão no município, visando contribuir com propostas e soluções para os desafios locais.
“Diante da leitura do contexto político municipal, vimos a importância da FE Brasil lançar candidatura a prefeito e vereadores em nossa cidade e assim, portanto, foi deliberado em consenso o encaminhamento para direção nacional do nome do companheiro Ricardo Coutinho como pré-candidato a prefeito de nossa cidade. Essa decisão também será encaminhada para instância estadual”, destaca o documento oficial.
Agora, o nome de Ricardo Coutinho será submetido à apreciação das executivas nacionais e estaduais do PT e PCdoB nos próximos dias. Caso aprovada em todas as instâncias, a pré-candidatura se tornará oficial e o ex-governador poderá concorrer nas eleições municipais como representante da coalizão.