O evento, marcado por uma agenda rica e diversificada, teve sua inauguração com uma conferência inspiradora ministrada pelo renomado escritor e ativista social, Frei Betto. Frei Betto trouxe à tona a relevância da proteção social e o fortalecimento da democracia por meio de sua palestra “O desafio coletivo na eliminação da fome e pobreza”. A cerimônia de abertura também contou com a presença notável do Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, e do presidente do Congemas, Elias Oliveira, além de outras autoridades representando os nove estados nordestinos.
No segundo dia, foram realizadas oficinas simultâneas de capacitação, todas elas voltadas para o tema “Ampliar a Proteção Social e Fortalecer a Democracia, por um Brasil Humanamente Diverso e Socialmente Justo”. Estas oficinas abordaram estratégias cruciais relacionadas ao trabalho, gestão, educação permanente, financiamento do SUAS, CadÚnico, Bolsa Família, combate ao trabalho infantil, políticas de cuidados da primeira infância, proteção social, defesa dos direitos do SUAS e compartilhamento de experiências bem-sucedidas dentro dos equipamentos socioassistenciais.
No terceiro e último dia do encontro, seis painéis temáticos mobilizaram todos os representantes presentes para debates essenciais acerca do financiamento do SUAS, da atuação na superação da fome e da pobreza, da resposta do SUAS em situações de emergência e calamidades públicas, da relação e integração com o Sistema de Justiça e, por fim, dos direitos à renda e dos impactos do novo Bolsa Família.