O prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro e presidente da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano – AMCAP, Adriano Wolff, cumpre agenda em Brasília nesta semana, onde participa da mobilização nacional municipalista promovido pela Confederação Nacional dos Municípios.
Em contato com a reportagem, Adriano Wolff defendeu a inversão do Pacto Federativo como caminho para encontrar soluções igualitárias para o país, que, somente com o envolvimento efetivo dos municípios nas principais discussões “será possível encontrar saídas para as principais necessidades do Brasil”.
“Essa é um mobilização é de fundamental importância para debatermos soluções para a crise que os municípios brasileiros enfrenta, principalmente, com a queda no repasse do FPM. Existe uma necessidade urgente de uma inversão do federalismo brasileiro, que sempre colocou como centro da economia os os governos federal e estaduais, enquanto as cidades eram tratadas como os últimos na história. Os municípios precisam ser chamados à mesa de maneira igualitária, democrática, para que a gente possa encontrar soluções para o nosso país”, afirmou Adriano Wolff.
Adriano Wolff também afirmou que a Câmara já aprovou um projeto que recompõe as perdas que os municípios sofreram nos últimos meses, e que o projeto está no Senado, onde aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça, tendo como relator, o Senador Veneziano Vital, porém, o Senador Efraim Filho, sensível a causa, se comprometeu a apresentar um requerimento de urgência para que o projeto seja analisado no plenário ainda nesta semana.