Desde o seu lançamento (janeiro/2023), o programa CastraPet já cadastrou 489 animais, sendo:
- 300 gatos (100 machos e 200 fêmeas)
- 189 cães (71 machos e 118 fêmeas)
Dessa lista, 284 cirurgias já foram realizadas, sendo:
- 201 gatos (87 machos e 114 fêmeas)
- 83 cães (39 machos e 44 fêmeas)
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, com o objetivo de controlar o aumento desordenado da população de cães e gatos no município de Sumé.
Para usufruir do programa, basta realizar o cadastramento (do animal e do proprietário/tutor), na sede da Vigilância Ambiental, localizada na Rua Francisco de Melo, de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, com Rita Dark ou Armando Nunes. Em seguida, fazer a triagem pré-operatória e agendar a cirurgia.
O CastraPet é um projeto pioneiro na região do Cariri, dotado de qualidade técnica, intervenções cirúrgicas, ações educativas, responsabilidades e prioridades, seguindo as diretrizes do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
O programa prevê ainda a colaboração da sociedade na adoção e cuidados pós-operatórios, considerando que a prefeitura não possui uma estrutura para cuidar desses animais.
A ação representa a materialização do plano de governo do prefeito Éden Duarte e do vice-prefeito Manezinho Lourenço.
O veículo Castramóvel e os equipamentos foram adquiridos via emenda do Deputado Federal Wellington Roberto, e o terceiro existente no estado da Paraíba. De acordo com o prefeito Éden, a ideia é que seja feito um convênio com outras prefeituras para que elas possam também aderir ao projeto e usufruir do espaço.
O espaço onde funciona o CASTRAPET está localizado na área do Dnocs, que foi cedido ao município de Sumé pelo governo federal para servir como base de apoio ao Castramóvel.