Gurjão participa ativamente na construção de uma agenda para os próximos dez anos na promoção do Cariri. O objetivo é integrar a região, conhecida pelo empreendedorismo, avanços econômico e social, além da história de desenvolvimento construída nos últimos anos, de forma sustentável. Para isso, Gurjão participou do lançamento da Agenda Pacto Novo Cariri, realizado no município de Cabaceiras, na última segunda-feira (27). Os eixos prioritários desta iniciativa abrangem o turismo e a economia criativa, as cadeias produtivas rurais e a inovação e cultura empreendedora.
Nos últimos oito meses, Gurjão esteve representado nas discussões por meio da participação direta dos secretários municipais Adriana Ramos (Administração) e Elenilson Garcia (Cultura). O Pacto Novo Cariri, resultado da parceria entre o Sebrae, a Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba (Amcap), e o apoio do Governo do Estado, foi construído de maneira compartilhada, reunindo prioridades, estratégias e políticas públicas para orientar o desenvolvimento regional na próxima década.
O evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e representantes de 31 municípios do Cariri paraibano. O prefeito de Gurjão, Zé Elias, esteve presente com atenção, reforçando o compromisso do município em fortalecer toda a região e contribuir para o desenvolvimento coletivo. ” Essa ação tem sua importância que alcança além dos limites dos municípios e além de qualquer gestão atual, já que o que se discutiu vigora pelos próximos dez anos”, ressaltou o prefeito.
Os Eixos Estratégicos da Agenda delineiam um plano abrangente para o desenvolvimento da região. O primeiro eixo, focado no fortalecimento integrado das potencialidades turísticas e da economia criativa, visa preservar o patrimônio cultural e natural, impulsionando oportunidades de renda e emprego. Em paralelo, o segundo eixo concentra-se nas cadeias produtivas rurais, buscando fortalecer competitivamente as vocações agropecuárias, com ênfase na caprinocultura, levando em consideração as características únicas da Caatinga para promover tanto o desenvolvimento econômico quanto a preservação ambiental. Por sua vez, o terceiro eixo estratégico, pautado na inovação e na cultura empreendedora, almeja cultivar uma mentalidade empreendedora inclusiva e estruturada no Cariri, por meio de ações contínuas de inovação. O objetivo final é impulsionar o desenvolvimento regional de maneira sustentável, contribuindo para a criação de um ambiente competitivo e propício para o florescimento dos pequenos negócios.