O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica previsão de chuva em praticamente toda a Região Nordeste do Brasil a partir da próxima terça-feira (19). Na Paraíba, a Zona da Mata, o Agreste e o Cariri são as regiões que devem receber um grande volume de precipitações, como mostra a figura abaixo:
Segundo o instituto, a circulação atmosférica combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, vai favorecer a ocorrência de chuva intensa
Além destes sistemas, também vale destacar a influência da variabilidade intrasazonal, que favorece o aumento da umidade, nebulosidade e chuva no Nordeste.
A partir de terça-feira, a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste, com volume mais intenso na madrugada. O período mais chuvoso deve se prolongar até sexta. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24h, principalmente no litoral sul da Bahia.
Devido às novas atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento diário dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet.