Sumé sediou uma Assembleia Geral para a fundação da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município. Realizada na Secretaria de Assistência Social, bairro da Várzea Redonda, a reunião contou com a presença de autoridades, servidores públicos municipais, mães de crianças com TEA (Transtorno de Espectro Autista) e membros da sociedade civil organizada.
Durante o evento, a diretoria executiva, o conselho de administração e o conselho fiscal foram eleitos para um mandato de 03 anos. A chapa foi aclamada e empossada, com a seguinte formação:
- Presidente: Ednalva Alves Libânio (Fia)
- Vice presidente: Ana Rafaela Pereira de Sousa
- Diretoria Executiva: Elidiene Batista, Maria Simone Pereira da Silva, Miguel Robério Cipriano Gonçalves, Edvania Cristina Freitas de Oliveira, Mariele Maciel de Souza Gonçalves e Francismere Gomes Passos Sousa
- Conselho de Administração: Ana Paula Gonçalves Leite, Francisca Bezerra, Michele Mota de Souza, José Maria Gregório e Helen Simone
- Conselho Fiscal: Gabrielle Clarindo Gregório Rocha (titular) e Nayara Soares de Carvalho (suplente), José Egnaldo Alves de Araújo (titular) e Nydia Christinne Ferreira Duarte (suplente), Maria Aparecida Oliveira Martins (titular) e Wales Fernandes de Morais (suplente)
A secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio, expressou sua satisfação ao ver a implantação de uma instituição comprometida com os direitos das pessoas com deficiência. Agradeceu aos parceiros, em especial ao prefeito Éden Duarte pelo apoio incansável.
O evento também contou com a presença da presidente e fundadora da APAE Paraíba, Maria da Conceição Costa do Rego e da procuradora da instituição no estado, Iruska Félix. Representantes religiosos, como o padre José Marcondes, (Católica), Ana Paula (espírita) e o pastor Zé Maria (evangélica.
A reunião foi agraciada por uma apresentação cultural de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O pastor Zé Maria ressaltou a importância da união em prol da instituição, enquanto o padre José Marcondes elogiou o papel fundamental da APAE no atendimento às pessoas mais necessitadas.
Damares Souza, uma das cadeirantes presentes, destacou a importância da APAE para o município, concretizando uma iniciativa pela qual vinha lutando há algum tempo.
Iruska Félix, procuradora da FEAPAE/PB, descreveu o momento como extremamente importante e emocionante, promovendo reconhecimento e acolhimento às pessoas com deficiência em Sumé. A presidente da FEAPAE/PB, Maria da Conceição, parabenizou a cidade pela iniciativa, destacando a missão da instituição de levar assistência a pessoas, muitas vezes esquecidas.
A partir de agora, a diretoria e o conselho fiscal buscarão voluntários para concretizar esse projeto valioso para Sumé. A ata da reunião será registrada em cartório, e toda a documentação será enviada à Federação Nacional, detentora da marca APAE.
A Apae é uma organização não governamental que tem a missão de prestar serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A instituição também se compromete em realizar ações de prevenção, diagnóstico, reabilitação, tratamento e inclusão social para indivíduos com deficiência.