A Siga Antenado, entidade vinculada a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estima que 44,8 mil famílias paraibanas podem receber a nova parabólica digital.
Na etapa anterior do programa de distribuição de kits com a nova parabólica, mais de 34 mil famílias substituíram seus equipamentos.
Agora, a entidade inicia uma nova fase do programa, abrindo o agendamento para famílias de 40 municípios da Paraíba. (veja lista no fim da matéria)
Mudança de tecnologia
O sinal das parabólicas está sendo migrado da banda C para a banda KU, para que se abra espaço no espectro de frequências para a internet 5G.
O sinal analógico seria desligado, inicialmente, no último dia 31 de dezembro, mas o Ministério das Comunicações prorrogou o prazo para 2025.
Requisitos para aderir ao programa
Os pré-requisitos para receber a parabólica digital gratuitamente é ser beneficiário de algum programa social do governo federal, por meio do CadÚnico, e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
Para saber se tem direito ao benefício e agendar a instalação, é preciso acessar o site (clique aqui). No lado direito e no alto da tela, clique no botão “Programa de Distribuição de Kit” e informe o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF.
Se o agendamento já tiver começado em sua cidade e seu nome estiver na lista, é só preencher um questionário para que equipe da Siga Antenado verifique se está apto a fazer receber o benefício. Outra opção é ligar para o ligar para 0800 729 2404, número que também funciona como WhatsApp.
O próprio beneficiário define a melhor data para receber, em casa, o técnico, que apenas confere a documentação do morador antes de fazer a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital.
Cidades paraibanas com agendamento aberto:
- Alagoa Grande
- Alagoa Nova
- Alcantil
- Algodão de Jandaíra
- Araçagi
- Areia
- Areial
- Aroeiras
- Boa Vista
- Cabaceiras
- Cacimba de Areia
- Caiçara
- Caldas Brandão
- Capim
- Cuité de Mamanguape
- Curral de Cima
- Esperança
- Gado Bravo
- Gurinhém
- Itapororoca
- Jacaraú
- Juarez Távora
- Juripiranga
- Mamanguape
- Mari
- Mulungu
- Natuba
- Olivedos
- Pedro Régis
- Pocinhos
- Quixaba
- Remígio
- Riacho de Santo Antônio
- Salgado de São Félix
- Santa Cecília
- São José do Bonfim
- Sapé
- Serra Redonda
- Soledade
- Umbuzeiro
FONTE: Portal Correio