Prefeitura de Monteiro fecha Lixão da cidade

O fechamento é com base na Lei Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que determinou o encerramento de lixões a céu aberto até agosto de 2014

A informação de fechamento do lixão foi confirmada pelo secretário de infraestrutura do município, Túlio Conrado e pelo secretário de comunicação, Fred Menezes em uma reunião na última segunda-feira (11).

“O problema do lixão de Monteiro se arrastava, não sendo resolvido nas gestões passadas, e Anna Lorena realizou o desfecho atual tomando as medidas legais onde agora realizamos o transporte e descarte dos materiais em Afogados da Ingazeira no vizinho estado de Pernambuco”, informou Túlio Conrado, secretário de infraestrutura de Monteiro.

O secretário Fred Menezes, pontuou que: “Aqui em Monteiro recebemos diversas palestras e orientações do Ministério Público, onde chegamos a realizar ações de informação e orientação nas escolas e nas ruas. Começamos alguns trabalhos com os catadores de material reciclável e outras atividades”.

O fechamento do lixão tem sido celebrado pela gestora do município, que disse: “Finalizar as atividades do lixão é uma medida decorrente de uma série de trabalhos e investimentos focados em melhorar a sustentabilidade, qualidade de vida e o desenvolvimento do município que culminaram nesta celebração histórica do fim do Lixão que foi um dos maiores problemas ambientais enfrentados em Monteiro”, festejou a prefeita Anna Lorena.

Agora, o grupo informal de catadores que faziam a coleta seletiva dos RSU, terão o apoio da administração da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e de programas sociais que auxiliem na qualidade de vida.

A Secretaria de Infraestrutura pede que a população fique atenta aos horários de recolhimento do lixo e os locais de armazenamento, para facilitar a coleta do lixo por parte dos profissionais.

No Brasil, a Lei Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) estabeleceu diretrizes para a gestão adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos – RSU e determinou o encerramento de lixões a céu aberto até agosto de 2014. E os municípios que não cumprirem a Lei, são incentivados a adotar medidas como a coleta seletiva, a reciclagem e a construção de aterros sanitários para dar fim aos lixões, como foi o caso de Monteiro.

ASCOM