A Prefeitura de Boa Vista, vai inaugurar neste sábado (27), a partir das 9h, a nova sede do NAISM – Núcleo de Atenção Integral à Saúde Mental, serviço iniciado em 2017 e que agora ganha um novo espaço, ainda mais amplo e com novos serviços ofertados. Todos os investimentos da obra são com recursos próprios do município.
O Núcleo oferece serviços de psiquiatria, enfermagem, psicologia, psicopedagogia, musicoterapia, neuropsicopedagogia, fonoaudiologia, educação física e artesanato. Com a inauguração da nova sede, também serão disponibilizados atendimentos de Odontologia e Fisioterapia.
“O resultado de todo esse trabalho tem sido projetar um futuro melhor para todos os boavistenses e desmistificar o preconceito enraizado acerca da saúde mental. A saúde e o bem estar da população são prioridades na nossa gestão”, falou o prefeito André Gomes.
O NAISM tem como objetivo minimizar o sofrimento psíquico das pessoas, buscando a reinserção desse público na sociedade. Com esse novo espaço, vamos poder proporcionar um tratamento ainda mais humanizado com uma qualidade de referência para todo o estado”, disse a psicopedagoga Magnólia Veríssimo, coordenadora o núcleo.
O projeto arquitetônico do ambiente foi pensado com o intuito de priorizar a iluminação natural, também enfatizando a permeabilidade visual entre os espaços, sendo um local que permite interação entre os usuários.
“Dessa forma, um dos objetivos foi idealizar um ambiente que não remetesse ao cenário hospitalar. A presença de jardim e horta também são pontos que merecem destaque”, explicou Jefferson Macêdo, arquiteto e urbanista responsável pela obra.
O Núcleo surgiu a partir da iniciativa da primeira-dama Carol Gomes, que é profissional de saúde com atuação na saúde mental. “Meu compromisso foi de cuidar da saúde mental integral da pequena infância ao adulto desta cidade, através de um serviço que acolhe com humanidade e respeito. Transformando assim, a esperança em realidade para inúmeras famílias, através de um espaço digno que diz muito de mim, mas fala muito de pessoas que aqui encontraram o lugar ideal de acolhimento e ressignificação”, revelou Carol Gomes.
“Importante salientar que o NAISM tem como diferencial a intervenção precoce e, por esse trabalho, já tendo sido premiado na ‘I Mostra Paraíba aqui tem SUS’, que nos levou a representar a Paraíba no maior encontro de saúde pública da América Latina, através da ‘Mostra Brasil Aqui Tem SUS’.
A nova sede, através de propositura aprovada de forma unânime pela Câmara Municipal de Boa Vista, recebe o nome de Antônio Ubirajara de Almeida, boavistense que foi em vida um exemplo de autêntico filho de sua terra. Seu Toinho, como era popularmente conhecido, desde sempre foi um grande incentivador dos sonhos dos seus filhos e, com esse sonho específico da sua filha Carol não foi diferente, apoiou muito a criação do serviço, e desde a implantação sempre nutriu um imenso carinho pelo trabalho desenvolvido, por saber da importância para os boavistenses.