A vereadora Socorro Veras (PT) da cidade de Tabira, expressou seu repúdio às recentes ações da gestão municipal, em particular à Secretária Municipal de Educação e à prefeita, por negarem direitos fundamentais aos trabalhadores da educação.
Em uma nota veemente, Socorro Veras destacou a falta de compromisso da administração local com os professores da rede municipal. “É lamentável a falta de respeito que a gestão municipal demonstra com os professores. Eles são forçados a ir às ruas lutar por direitos que são garantidos por lei, mas que estão sendo ignorados pela prefeitura”, declarou a vereadora.
A vereadora apontou múltiplos problemas enfrentados pela educação em Tabira, incluindo a falta de material didático, suporte inadequado aos docentes, e instalações escolares em condições deploráveis que necessitam de reformas urgentes. Além disso, ela mencionou que os reajustes salariais relacionados ao piso nacional estão atrasados, incompletos ou desnecessariamente parcelados.
“Em 2022, a prefeitura deixou de pagar a diferença salarial por nove meses. Em 2023, a situação piorou com a não concessão do reajuste”, explicou Veras. Ela também ressaltou a pendência da gestão municipal em relação à equiparação salarial, onde 13% do valor devido aos professores desde 31 de dezembro de 2023 ainda não foi pago, acumulando seis meses de atraso.
Socorro Veras reiterou sua solidariedade à luta dos professores e afirmou que continuará vigilante e ativa em buscar soluções para estes problemas. “Continuarei junto com os professores reivindicando o que é de direito. Eles exercem sua profissão com zelo, respeito e amor, sem ter seus esforços reconhecidos pela gestão municipal”, afirmou.
CONFIRA A NOTA COMPLETA:
NOTA DE REPÚDIO
Eu, Socorro Veras, como vereadora do município de Tabira, eleita pelo Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras – PT, representante de todos/as tabirenses em especial da classe trabalhadora, venho por meio desta nota repudiar as ações do governo municipal de Tabira, em especial à secretária municipal de educação com o apoio da prefeita do nosso município que nega aos trabalhadores/as da educação os reajustes salariais e as condições de trabalho que lhes são de direito.
A falta de respeito que a gestão municipal tem com os/as professores/as da rede municipal de ensino é lamentável. Não lhes deixando outra alternativa senão irem as ruas lutar por direitos que são assegurados por lei e que estão sendo descumpridas pela prefeitura que é ocupada por uma gestora que já fez parte da educação e se diz tão comprometida com a classe.
Tabira vive um descaso na educação, com a falta de material didático, suporte inadequado para os docentes, instalações escolares em péssimas condições e que precisam urgentemente de reformas. Os reajustes salariais em relação ao piso nacional, ou estão atrasados, ou incompletos e parcelados desnecessariamente. Deixando de pagar a diferença por 09 meses em 2022, e no ano seguinte (2023), a situação piora, quando o reajuste não foi concedido.
Por fim e não menos importante, existe um compromisso pendente da gestão municipal, em relação à equiparação salarial, especificamente os 13% restantes devidos aos/as professores/as desde 31 de dezembro de 2023, demanda legitima e justa, que já se acumula em 06 meses de atraso.
Reitero minha solidariedade à luta desta categoria e continuarei atenta quanto às ações tomadas para solucionar esses problemas, exercendo meu papel como vereadora comprometida com a educação de qualidade, pública e gratuita e junto com os professores/as reivindicando o que lhe é de direto e que apesar de tudo exercem sua profissão com tanto zelo, respeito e amor, e que em nenhum momento têm seus esforços e dedicação reconhecidos pela gestão municipal.
Acredito na importância vital da educação para o progresso de nossa sociedade, por esse motivo, peço o apoio de toda a sociedade de Tabira aos/as professores/as que estão lutando pelos seus direitos adquiridos e legítimos.
Tabira, 08 de maio de 2024
Maria do Socorro Veras dos Santos
Vereadora – PT
CARIRI EM AÇÃO