O advogado paraibano Dr. Emerson Vasconcelos está representado a Paraíba no Seminário Internacional – Inteligência Artificial, Democracia e Eleições promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral e a FGV, nos dias 22 e 23 de maio, no auditório do TSE em Brasília.
Entre os palestrantes, estão o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e o ministro do TSE, André Ramos Tavares.
Nesta terça-feira (21), aconteceram os três primeiros painéis. O primeiro deles foi presidido pela ministra Cármen Lúcia e teve os seguintes palestrantes: Marco Ruediger, sociólogo e diretor da Escola de Comunicação da FGV; Kevin Casas-Zamora, secretário-geral da Idea Internacional; e Lilian Cintra de Melo, secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A ministra Edilene Lôbo presidiu o segundo painel, com os palestrantes: Dragos Tudorache, membro do parlamento da União Europeia e correlator do IA Act; João Brant, secretário de políticas digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; Beatriz Saab, pesquisadora do Democracy Reporting International (DRI); e Daniela Silva, chefe de políticas públicas do WhatsApp no Brasil.
A jornalista e colaboradora da FGV Comunicação Rio Leila Sterenberg mediou o terceiro painel, que teve a participação de Renate Nikolay, diretora-geral adjunta da DG Connect da Comissão Europeia; Albertina Piterbarg, especialista em eleições da Unesco; Matías Di Santi, diretor de jornalismo do Chequeado (Argentina); e Fernando Gallo, diretor de políticas públicas do TikTok no Brasil.
Na quarta-feira (22), o ministro Ramos Tavares conduzirá o quarto painel, que contará com os seguintes participantes: Jens Zimmermann, membro do Parlamento Federal Alemão; Natália Leal, CEO da Lupa; Luca Belli, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV; e Taís Tesser, gerente de contencioso da Google Brasil.
Encerramento
Após o último painel, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, fará a conferência de encerramento do seminário. Ele falará sobre os impactos da inteligência artificial nas eleições e sobre os desafios para a democracia no século XXI.