São João do Povo em Livramento: A maior edição de todos os tempos

Nos dias 23, 24 e 25 de junho, a Prefeitura Municipal de Livramento realizou a edição 2024 do São João do Povo. Mas, o período junino na cidade contemplou uma duração muito maior que isso.

Em primeiro de junho, a atmosfera da cidade já havia mudado. Com o frio característico do período, veio também o capricho na decoração e um olhar mais aguçado para as melhorias da estrutura da cidade. No dia 5, já começava o mais novo projeto, Forró na Feira, que, evidenciando os artistas da terra, buscou movimentar a feira livre da cidade – durante as três quartas-feiras que antecederam o dia de São João (24) -, incentivando a participação ativa da população e dos turistas, e aquecendo a economia, nicho que foi protagonista durante o mês inteiro.

A cidade deu uma pausa na celebração junina, para impulsionar um evento que, mesmo fora das características de São João, foi fonte de cultura e de valorização das raízes locais. A tradicional Festa da Cabra, em sua 5o edição, trouxe uma vasta programação que preencheu os dias 13, 14 e 15, incentivando o ofício da caprinocultura. A festa contou com palestras, apresentações culturais – inclusive dos violeiros repentistas da cidade -, exposições, torneios e o tradicional banho de leite no encerramento. Em mais um ano, esteve em evidência o protagonismo feminino – que desde o ano anterior, foram pioneiras no Torneio Leiteiro Nordestino das Mulheres. Escolas, artistas, caprinocultores, produtores rurais e espectadores estiveram envolvidos até o fim da programação, que se encerrou com os shows de Delmiro Barros, Dani Aguiar e Naldo Rodrigues, na noite do dia 15. “Para nós, que somos livramentenses, é de grande valia, porque não tinha isso na minha época. E você voltar hoje para ver uma festa que antecede o São João com um porte desse, é muito gratificante, porque vê que a cultura está sendo valorizada”, disse Valdicley Alves, que esteve em Livramento pela última vez três anos atrás. Ele ainda completou sua participação, evidenciando o quanto tudo está diferente de forma positiva, e parabenizou a escolha das atrações que contemplou artistas da terra e outros nomes renomados. “Supriu as expectativas!”, finalizou o jovem, tendo prestigiado toda a programação.

Seguindo o calendário cultural da cidade, o São João da SEMAS, organizado pela Secretaria de Assistência Social, aconteceu dia 16. Uma parte do trabalho minucioso que é feito com crianças e idosos durante todo o ano – através dos programas Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) -, foi transformado em apresentações de música, dança e teatro. “O São João da Secretaria de Assistência Social, tem, não somente o objetivo de promover a cultura em nossa cidade, mas de inserir e engajar crianças e adolescentes no meio social, buscando incentivar seu crescimento pessoal e, mais tarde, profissional”, compartilhou a Secretária de Assistência Social, Janaina Michelly

A partir do dia 17, o período junino foi protagonizado por outra instância: a educação. Nos quatro cantos do município, foi festejado o Arraiá da Educação, começando com o envolvimento e as belíssimas apresentações das escolas da Zona Rural, perdurando até o dia 18. Já de 19 à 20, as escolas da Zona Urbana foram responsáveis por continuar um trabalho que veio sendo desenvolvido com maestria, e assim o fizeram.

A Prefeitura seguiu empenhada na captação de todos os públicos e no envolvimento de cada uma dessas pessoas. Para tanto, idealizou mais um projeto, colocado em prática no dia que antecedeu a abertura oficial do que seria o ponto alto do São João no município. O Forró na Praça, 22, trouxe para cada espectador a sensação emocionante do que seriam os próximos três dias. Mais uma vez, com destaque ao talentos da terra, Livramento, que é um balaio de artistas, experimentou da alegre expectativa junina.

Finalmente, têm início a reta final da maior edição do São João do Povo de todos os tempos. Com uma programação que esteve além do palco principal, o domingo, 23, começou unindo tradição, suor e amor pelo esporte. A 16o Corrida da Fogueira também foi destaque. O momento de adrenalina foi considerado o maior já realizado, com o maior número de participantes da história do município e recebendo atletas renomados de todo o Brasil.

Enquanto os corredores eram devidamente aplaudidos e premiados, a prata da casa, Filarmônica Nossa Senhora do Livramento, já se preparava para o que seria um grandioso momento de satisfação auditiva. A banda, que se faz presente nos eventos para abrilhantar ainda mais a festa, representa perfeitamente os valores e os talentos da cidade nas regiões em que se apresenta. Sua apresentação antecedeu a reestreia do Acauã, grupo que marcou a cidade no quesito dança e cultura. Neste ano, como Acauã Drilha, trouxeram um espetáculo grandioso – já característico de suas apresentações -, com o número de quadrilheiros ainda maior que o do ano passado. “Da seca à colheita: a história do povo trabalhador”, conta as etapas que fazem parte da vida do sertanejo: a tirania da seca, as bênçãos da chuva e a alegria da colheita, tudo isso, permeado pela fé.

O espetáculo foi prestigiado e apoiado pela Quadrilha Junina Terra dos Fortes, que é a atual campeã da etapa Agreste. Posteriormente, no dia seguinte, a quadrilha com origem da cidade de Taperoá, marcou presença, mas, não mais como espectadora, e sim como protagonista do show.

Por volta das 21:30 ainda do dia 23, foi oficialmente aberta a maratona de forró e alegria, com o show do sanfoneiro livramentense, Kaio, no palco principal do São João do Povo. Ali, era apenas o início da tríade de datas que ficaria marcada na história. Logo após, se apresentou no palco Mercinho, seguido por Forró da Geração (ambos filhos da terra), e encerrando a primeira noite com uma grande performance de Bonde do Brasil, que amanheceu o dia junto a um público entusiasmado.

No dia 24, depois de algumas horas de descanso, mais algumas apresentações culturais prepararam terreno para os grandes momentos da noite. Neste ano, completou-se 30 anos da Quadrilha dos Casados, tão tradicional quanto a própria fogueira para os munícipes. Cheias de características próprias, a quadrilha sempre arrasta um grande número de espectadores. Mais tarde, no mesmo dia, subiram ao palco principal grandes nomes como Os 3 do Nordeste, Gleydson Gavião, Vip Martins e Railson Dantas, que também levaram alegria até as primeiras horas da manhã do dia seguinte.

Já com a sensação de nostalgia, a Praça de Eventos Eliza Clívia esteve lotada no terceiro e último dia de shows. Começando com Clayson Andrade e Forró D2, a noite do dia 25 foi grandiosa. Ramon e Randinho interagiram intensamente com o público, começando o show de uma das partes do cenário e passando pela multidão para chegar até o palco. A dupla terminou a apresentação com a mesma euforia que começou, mas, a banda Limão com Mel não encontrou dificuldades para manter a energia da festa. Com sabor de ‘quero mais’, chegou ao fim o São João do Povo.

“Já fazem mais de 22 anos que eu trabalho aqui no São João colocando barraca, e esse ano foi um ano de consolidação. Foi o ano que eu mais vendi. Foi fenomenal”, Vanise, comerciante local, representa uma parte dos principais atingidos, que, de forma unânime, ressaltam a importância desse evento como fonte de renda e sustento para muitas famílias. Com a cultura valorizada, a economia aquecida e as tradições fortificadas, o saldo não poderia ter sido mais positivo. “A gente fez um dos maiores São Joãos da história de Livramento. Então, é só gratidão à Deus, à toda nossa equipe, e em especial, à população, pelo acolhimento, pelo carinho e participação”, concluiu o prefeito da cidade, Nananda Barbos

ASCOM