Na sessão desta terça-feira (06) a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 1.129/2023, de autoria do médico caririzeiro Dr. Romualdo (MDB), criando a Política Estadual de Avaliação em Saúde dos alunos do Ensino Médio nas escolas estaduais.
Segundo o parlamentar, a nova política avança na saúde preventiva dentro da perspectiva educacional, para além da questão mental que já tem um Programa de sua autoria, trazendo novas especialidades (cardiologia, oftalmologia e neurologia) para dentro do ambiente escolar.
Segundo o art. 3º do Projeto de Lei, que agora vai para sanção governamental, o período de avaliação deve ocorrer no primeiro trimestre de cada ano letivo, garantindo a prevenção, proteção e identificação de possíveis patologias que possam comprometer os estudantes. Para viabilizar sua aplicação prática será possível fazer parcerias com a Secretaria Estadual de Saúde, Universidades da área e com a sociedade civil.
“Sou um médico que valoriza o lado humano e, consequentemente, preocupado com a educação. O cuidado com a saúde deve fazer parte do processo educacional, tanto na perspectiva pedagógica, quanto nos cuidados preventivos”, finalizou o médico natural da cidade do Congo.